Integração ensino-serviço-comunidade

A Prefeitura de Vitória desenvolve um modelo de integração ensino-serviço-comunidade na rede de saúde do município, estabelecendo Termos de Compromisso e Acordos de Cooperação com instituições formadoras e de ensino: públicas, filantrópicas e privadas.
A ETSUS-Vitória é o setor da PMV/SEMUS responsável pela gestão destes termos. O eixo Integração Ensino-Serviço, por meio do Instrutivo Orientador da Gestão das Práticas na Rede Docente Assistencial da PMV/SEMUS, e da Portaria nº 010/2025, que instituiu a regulamentação e as diretrizes das parcerias entre a Secretaria Municipal de Saúde e as Instituições de Ensino, no âmbito do Município de Vitória, faz interlocução com as instituições de nível superior e técnico em saúde e a gestão dos campos de práticas contidos nos Planos Pedagógicos Curriculares e de Projetos de extensão, contemplando atividades como estágios, visitas técnicas, internatos, residências médicas, multiprofissionais, projetos de responsabilidade social, dentre outros.
A Escola, em parceria com Instituições e Hospitais de Ensino, acolhe demandas de cenários de prática de Programas de Residência que contemplam: Residência em Medicina de Família e Comunidade; Residência em Clínica Médica; Residência em Pediatria, Residência em Psiquiatria, Residência em Acupuntura e Residências Multiprofissionais em Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Cuidados Paliativos.
A ETSUS-Vitória ainda coordena, desde 2016, edições do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE, do Ministério da Saúde. O programa envolve diversos cursos da área da saúde: medicina, nutrição, enfermagem, fisioterapia, educação física, odontologia, fonoaudiologia, farmácia e terapia ocupacional, psicologia. O objetivo dessa iniciativa é contribuir para a formação dos futuros profissionais na lógica do trabalho interprofissional e criar o compromisso com a produção de conhecimentos de relevância social no campo da saúde pública.
Residência médica
O Município de Vitória instituiu o Programa Municipal de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, por meio da Lei Municipal nº 9.618, de 14 de fevereiro de 2020, credenciado pelo Ministério da Saúde e aprovado pelo MEC, e regulamentada pelo Decreto Municipal nº 20.047, de 06 de outubro de 2021.
A residência médica, considerada padrão ouro de formação médica, é uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização lato sensu, caracterizada por treinamento em serviço, contribuindo na melhoria do cuidado ao paciente e na qualificação dos profissionais atuantes na rede de saúde.
Processo seletivo
Processo seletivo interno de preceptores para atuar no programa de residência médica em medicina da família e comunidade.
A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, por meio da Escola Técnica e Profissional de Saúde de Vitória Professora Ângela Maria Campos da Silva - ETSUS - Vitória, informa que serão abertas as inscrições para o processo seletivo de preceptores(as) do Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.
Período de Inscrição
De 07/02/2025 a 23/02/2025
Os(as) interessados(as) devem acessar o Formulário de Inscrição e preencher todas as informações solicitadas.
Os documentos comprobatórios exigidos devem ser enviados para o e-mail coremeeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br , dentro do período de inscrição.
Atenção
É imprescindível que todos os campos do formulário sejam preenchidos corretamente, e que os documentos enviados atendam às exigências do edital. Não serão aceitos documentos ou correções fora do prazo estabelecido.
- Veja o Edital completo, contendo informações detalhadas sobre requisitos, critérios de seleção e cronograma;
- Resultado Final do Processo Seletivo de Preceptores.
Última atualização pela SEMUS em 15/05/2025, às 14h47