Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Moradores aprovam mudanças no trânsito em Jardim Camburi

Publicada em | Atualizada em

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Reunião de Moradores para decidir a mudança de ruas em Jardim Camburi
Mapa mostrou quais serão as mudanças viárias que serão adotadas em Jardim Camburi

Fluidez no trânsito de Jardim Camburi é o que espera a maioria dos moradores presentes à reunião que apresentou o estudo técnico do sistema binário da Prefeitura de Vitória.

Ao conhecer detalhes das mudanças previstas, em um encontro na noite desta segunda-feira (22), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua dos Santos, diversas pessoas manifestaram apoio à implantação das alterações viárias.

O encontro durou três horas e cerca de 80 pessoas prestigiaram o desdobramento do projeto Gabinete Itinerante, que faz parte da gestão compartilhada do prefeito Luciano Rezende.

Para ampliar o debate, haverá novo encontro na próxima segunda-feira (29), a partir das 19 horas, no mesmo local. Questões como estacionamento nas ruas e em frente às garagens, transporte coletivo, ruas sem saída, rua de pedestre e outras situações serão abordadas na reunião, sob a liderança do secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata.

Yuri Barichivich
Reunião de Moradores para decidir a mudança de ruas em Jardim Camburi
Secretário Max da Mata faz a apresentação dos detalhes do estudo feito na região

Frota grande

"Sou favorável e acredito que as mudanças vão aumentar a fluidez do trânsito, que está gerando conflitos diversos entre os motoristas no bairro", disse o comerciante Fernando Luiz Vieira, morador de Jardim Camburi desde 1991. Ele destaca que tem notado o crescimento do bairro e da frota, que "teve um aumento exponencial nos últimos três anos".

Atualmente, 103 mil automóveis circulam por Jardim Camburi. Contemplar o direito tanto do motorista quanto do pedestre e do ciclista - e de quem não tem carro – é a proposta das secretarias de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). O estudo começou em 2007 e, desde então,  vem sendo aperfeiçoado pela equipe da Prefeitura, a fim de melhorar a mobilidade urbana.

Já o morador Tarcílio Deorce apresentou um levantamento de acidentes no bairro. Em 2011, houve o registro de 793 acidentes de trânsito em Jardim Camburi e há urgência em implantar essas mudanças para aumentar a qualidade de vida dos moradores e visitantes.