Ações diversas marcarão o Dia Internacional de Combate à Homofobia em Vitória
Publicada em | Atualizada em
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Elizabeth Nader
Rodas de conversa farão parte da programação do Dia Internacional, Nacional e Estadual de Combate à Homofobia
O Dia Internacional, Nacional e Estadual de Combate à Homofobia é celebrado no dia 17 de maio. Com o objetivo de dar visibilidade à data e às lutas pelos direitos da população LGBT, a Prefeitura de Vitória vai promover um mês inteiro de atividades, como debates, mostras de vídeos, oficinas, eventos socioeducativos, entre outros.
Este ano, o tema mundial é "Juventude LGBT". As ações, que serão realizadas pelas secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Educação (Seme) e Saúde (Semus), tiveram início no último dia 5, com o curso "Formação em Gênero e Diversidade Sexual", para os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), na Escola de Governo de Vitória (EGV), em Bento Ferreira.
Os alunos do projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anchieta participarão nesta quarta-feira (13), às 19 horas, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Ilha de Santa Maria, das atividades alusivas ao Dia Internacional de Combate à Homofobia.
Na ocasião, os estudantes poderão escolher entre três oficinas: "Juventude e Sexualidade", "Juventude e Gênero" e "Juventude e Sexo Seguro". Depois, todos se reunirão para assistir ao vídeo "Não quero voltar sozinho" e discutir os principais pontos debatidos nas oficinas.
Nesta quinta (14), às 19 horas, a Casa da Juventude, em São Pedro, oferecerá a oficina "Juventude, Diversidade Sexual e Sexo Seguro". Estudantes da EJA EMEF Francisca Lacerda de Aguiar vão participar da atividade.
Já na sexta (15), a partir das 9 horas, os profissionais da Educação participarão de uma roda de conversa com o tema "Juventude e Diversidade Sexual no contexto dos Direitos Humanos", no auditório da Seme. No mesmo dia, a partir das 14 horas, no auditório da Casa do Cidadão, será a vez dos servidores da Semas, Semcid e Semus participarem da ação.
Além disso, durante todo o mês de maio, os estudantes do projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino passarão por formação em diversidade sexual. A previsão é de que 20 turmas sejam contempladas.
Data
Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os membros das Nações Unidas em 1993.