Saúde da mulher: acompanhamento atinge todas as faixas etárias em Vitória
Publicada em
Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui
Samira Gasparini
As gestantes são acompanhadas pela equipe multidisciplinar de saúde e têm o parto humanizado garantido
As mulheres de Vitória têm muito que comemorar quando se fala em assistência em saúde. Na capital, o Programa Saúde da Mulher desenvolve diversas ações para todas as faixas etárias.
Prova disso é que Vitória ficou em primeiro lugar no número de mulheres que realizam mamografia na faixa etária recomendada, Segundo a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúdseme, 90% das mulheres realizam o exame anualmente.
Além disso, o atendimento nas 28 unidades de saúde vai desde o acompanhamento das adolescentes, que recebem orientações sobre prevenção, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos, ao pré-natal, exames preventivos e demais consultas de rotina.
Gestantes
As gestantes são acompanhadas pela equipe multidisciplinar de saúde e têm o parto humanizado garantido. A Prefeitura de Vitória tem um convênio com a maternidade Pró-Matre que garante, inclusive, visita a maternidade durante o pré-natal.
Cada gestante realiza, pelo menos sete consultas de pré-natal, além de exames laboratoriais e ultrassonografias. E, quando a mulher chega em casa após o parto, também recebe a visita de um profissional de saúde, que orienta sobre os primeiros cuidados com o bebê, amamentação, entre outros temas.
Além disso, quando a gravidez é de alto risco, as gestantes contam com ambulatório especial e assistência ao parto de risco habitual também por meio de convênio com a maternidade Pró-Matre.