Agência do Trabalhador fará mobilização no Dia Internacional da Mulher
Publicada em
Por Suzana Tatagiba, com edição de Deyvison Longui
Elizabeth Nader
A campanha do Laço Branco, contra a violência de gênero, será realizada na Agência Municipal do Trabalhador nesta quinta-feira (08)
Nesta quinta-feira (08), a partir das 8 horas, será realizada na Agência Municipal do Trabalhador (AMT), térreo do Edifício Março, no Centro de Vitória, uma mobilização para marcar o Dia Internacional da Mulher.
Nesta manifestação, que ocorrerá no período da manhã, todos os trabalhadores que procurarem a AMT para cadastro junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), ou outro serviço oferecido pela Agência, receberão vários materiais relacionados à luta da mulher.
Serão distribuídas cartilhas com a Lei 11.340/2006, conhecida como a Lei Maria da Penha, um marco na luta pelo fim da violência contra as mulheres. Com esta Lei, as agressões passaram a ser punidas com pena de prisão e também com a obrigatoriedade do agressor participar de programas de reeducação.
Ainda serão entregues laços de fita branca para simbolizar a Campanha do Laço Branco. Uma iniciativa desenvolvida a partir de uma campanha contra a violência de gênero que surgiu na década de 1990 entre homens no Canadá.
A Campanha do Laço Branco ganhou o mundo e, em conjunto com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e organizações de mulheres, vem sendo patrocinada em vários países. No Brasil, a campanha começou, em 1999, por meio da distribuição de material simbólico, passeatas, caminhadas e debates com a finalidade de mobilizar e sensibilizar os homens para o fim da violência praticada contra as mulheres.