Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Nesta segunda-feira: projeto Jardineiro Ecológico é lançado em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Prefeito João Coser participa da aula inaugural do Projeto Jardineiro Ecológico
O prefeito destacou que os alunos atendidos terão a oportunidade de serem os primeiros a participarem de um projeto que tem tudo para ter comtinuidade
Marcos Salles
Secretária de Meio Ambiente Sueli Tonini na aula Inaugural do Projeto Jardineiro Ecológico
Já a secretária Sueli Tonini a importância do projeto está na inclusão social com proteção ao meio ambiente

A Prefeitura de Vitória lançou, na manhã desta segunda-feira (02), o projeto Jardineiro Ecológico para os 25 moradores dos bairros Forte São João, Romão, Cruzamento e da comunidade de Alto Jucutuquara, que integram a Poligonal 2, do programa Terra Mais Igual, que farão parte de um curso de 212 horas, para atuarem no mercado de trabalho.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Sueli Tonini, o lançamento do projeto é um momento de alegria. “Era um sonho dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e sua importância está, também, na inclusão social com proteção ao meio ambiente”, destacou.

O secretário municipal de Trabalho e Geração de Renda, Paulo Meneguelli, ressaltou a importância da integração das secretarias para a realização desse projeto. Já a secretária do programa Terra Mais Igual, Margaerth Saraiva, acredita que, com o projeto, haverá fortalecimento dos atributos ambientais e aumentará a cobertura vegetal.

Parceria

Um dos parceiros do projeto é a Incaper, por meio da Fundagres. O diretor técnico da entidade, Aureliano Nogueira da Costa, acredita que esse projeto é um caso de sucesso e, por isso, há necessidade de replicá-lo. Ele esclareceu que o projeto não foi imposto à sociedade, mas nasceu de um desejo dela.

Também é parceiro do projeto a Vale, e o engenheiro geotécnico da empresa, Daniel Rocha, afirmou que os alunos atuarão como agentes de transformação no convício harmônico da cidade, na manutenção e qualidade de áreas verdes.

O prefeito João Coser chamou duas líderanças comunitárias para falarem da importância do projeto para a comunidade. Para a líder da Poligonal 2, Rose Lopes, "é um sonho realizado, que valoriza o bairro”. A vice-presidente do Conselho Popular de Vitória, Lucinéia Martins, pediu que o projeto alcance outras poligonais da cidade.

"Os alunos atendidos terão a oportunidade de serem os primeiros a participarem de um projeto que tem tudo para ter continuidade. Que cada um tenha muito sucesso. Destaco também as parcerias, pois tão importante quanto apoiar um grande projeto, é participar de iniciativas como essa, de menor amplitude, mas que influencia diretamente na qualidade de vida do cidadão e na mudança de comportamento", enfatizou o prefeito João Coser.