Publicada em 02/03/2025, às 14h30 | Atualizada em 02/03/2025, às 14h38

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Glacieri Carraretto

Ação conjunta entre Guarda de Vitória e Secretaria de Meio Ambiente apreende caixas de som


Foto Divulgação
Fiscalização carnaval
Ao todo, 36 caixas de som foram apreendidas
Foto Divulgação
apreensão caixa de som
Ação conjunta entre Guarda de Vitória e Secretaria de Meio Ambiente

Uma operação entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal de Vitória apreendeu 36 caixas de som na noite deste sábado (1°), durante o Carnaval no Centro de Vitória. Cinco carros de som também foram autuados.

Esses dispositivos estavam emitindo ruídos acima dos limites legais permitidos. "A Prefeitura de Vitória oferece toda a infraestrutura e uma agenda cultural para o Centro da cidade, com trios elétricos, vendedores ambulantes capacitados, banheiros químicos, pontos de hidratação, carro pipa, posto médico, câmeras de segurança e diversos shows nacionais e locais. Essas caixas de som acabam gerando tumulto, confusão e incomodando os moradores após esses eventos. Por isso, atuamos de forma preventiva", descreve o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Em 2024, foi realizada a maior apreensão já registrada na história da capital do Espírito Santo, abrangendo todo o período de Carnaval. Foram 67 equipamentos recolhidos.

Todos os equipamentos de áudio foram lacrados, identificados e estão sob a custódia da Secretaria de Meio Ambiente. A restituição dos equipamentos recolhidos só ocorrerá mediante a lavratura do Auto de Apreensão, do Auto de Infração e da assinatura do Termo de Compromisso de Restituição de Bens Apreendidos.

"Esta ação conjunta envolveu a fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória e a Guarda de Vitória. O foco é mitigar a poluição ambiental gerada pelas caixas de som garantindo, assim, que os moradores do centro de Vitória desfrutem de momentos de tranquilidade após o encerramento dos eventos", destacou Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana.

De acordo com o Código Municipal de Meio Ambiente -- Lei Municipal nº 4.438/1997, Decreto Municipal nº 10.023/1997 e nº 17.304/2018 --, é terminantemente proibida, em qualquer período do ano, a presença de veículos automotores e caixas de som portáteis em espaços públicos de Vitória, incluindo praias, praças, parques, calçadões e ruas. As multas são enquadradas como infração grave, e o valor pode variar entre R$ 5.447,10 e R$ 9.743,75.

É importante ressaltar que a fiscalização na capital é realizada de forma regular e que os moradores podem fazer denúncias por meio do Fala Vitória 156, bem como pelo site da Prefeitura de Vitória (www.vitoria.es.gov.br/156) ou pelo aplicativo Vitória Online, disponível 24 horas por dia..

Foto Divulgação
Fiscalização carnaval
A fiscalização vai continuar durante todos os dias de Carnaval
Foto Divulgação
Fiscalização carnaval
Os fiscais e guardas percorreram vários pontos do Centro de Vitória
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)