Imprensa
Ação social resgata autoestima de usuários do Serviço de Acolhimento Emergencial
Publicada em | Atualizada em
Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Andreza Lopes

Na manhã deste domingo (12) uma importante ação de voluntariado resgatou a dignidade e a autoestima de usuários do Serviço de Acolhimento Emergencial Transitório para Adultos e Famílias em situação de rua.
O equipamento mantido pela Prefeitura de Vitória e administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), contou com uma ação de corte de cabelo para os homens e mulheres ali acolhidos.
De acordo com o coordenador do espaço, Rodrigo de Souza Trindade, essas e outras ações têm acontecido com frequência e são muito importantes junto a este público.
“Temos abrigados assistidos 24 horas por dia, procuramos não deixar o tempo ocioso. Como o próprio nome da casa diz, é um período transitório, portanto há uma preocupação com acolhida, formação, orientação, e reinserção dessas pessoas na sociedade e também no mercado de trabalho”.
Somente nos meses de novembro e dezembro os acolhidos tiveram a conclusão do 1º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oficinas de decoração de Natal e também atividades externas como visita às praias. Para os próximos dias está programada uma visita à “Vila do Papai Noel”, inaugurada no último dia 5 no Parque Moscoso, no Centro da cidade.

Gratidão
Jhones Gomes, de 25 anos de idade, é atendido pela instituição e aprovou a medida. Ele elogiou a ação deste domingo. “A gente fica agradecido à Prefeitura não só pelo corte de hoje, mas por tudo. Alimentação boa, moradia e oportunidade de nos tornarmos alguém melhor”, afirmou o abrigado que chegou a cursar faculdade de Teologia até o 6º período.
Para o jovem, que está há um mês no local, ações como a de hoje também auxiliam na recuperação da autoestima.
“A gente se olha no espelho todos os dias, se eu me vejo bonitão, bem tratado, isso motiva a continuar a minha caminhada rumo a um futuro melhor. Gratidão define”, concluiu Jhones.
Quem também esteve presente na ação foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que conversou com os moradores e agradeceu pessoalmente ao proprietário da “Netto’s Barbershop”, Eloivaldo Neto, que junto com mais dois barbeiros realizou o trabalho voluntário.
Na ocasião, o prefeito ainda defendeu a importância do equipamento social inaugurado no último mês de julho na sua gestão. "A atitude do poder público deve ser sempre a de dialogar, de ter a humildade de ir até aquele que hoje nada tem ou que está em um momento de flagelo social e estender a mão. Mais que isso, estendemos o coração para cuidar das pessoas, para ouvir o que cada cidadão tem a dizer. O objetivo deste espaço é restaurar a cidadania e ressignificar a vida dessas pessoas em situação de rua. São homens e mulheres que têm a oportunidade de escrever hoje um novo futuro”, afirmou.

Atendimento
Segundo informações da subsecretária de Proteção Social Especial da Semas, Carla Mognato Scardua Shalders, atualmente 40 pessoas são assistidas no abrigo, sendo 32 homens e 8 mulheres.
“Aqui realizamos um grandioso trabalho integrado que proporciona saúde, higienização, abrigo, alimentação e atendimento psicossocial aos atendidos. Nosso foco é sempre no ser humano, na valorização das suas histórias, apoio, orientação e auxílio para que possam passar por essa fase com o máximo de dignidade possível", afirmou Carla.
O espaço conta com ambiente para repouso, camas, acomodações, guarda de pertences, lavagem e secagem de roupas, higiene pessoal e vestuário. Os banheiros estão equipados com vasos sanitários e chuveiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência.
Atualmente, a rede de acolhimento na capital conta com nove equipamentos para abrigar pessoas em situação de rua, dispondo de 195 vagas.
Os acolhidos têm acesso ao serviço por meio de encaminhamentos feitos pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), assim como por outros serviços da Semas.
O Serviço de Acolhimento Emergencial Transitório de Vitória atende à portaria 069, de 14 de maio de 2020, do Ministério da Cidadania, do Governo Federal.