Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Ações pela Paz

Publicada em

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Para a Prefeitura de Vitória, a paz é uma construção conjunta, mas que começa com ações individuais. Necessita de investimentos e políticas públicas, mas começa na atitude de cada um, no relacionamento com o igual, em casa, no trabalho e no lazer. Homens e mulheres, adultos e crianças podem adotar uma atitude pela paz.

Para levar essa mensagem para os moradores, a Prefeitura resgatou alguns dos compromissos do Manifesto da Paz, divulgado pela Unesco, no ano 2000, e o está divuldando em umacampanha publicitária. São sete outdoors nas avenidas mais movimentadas da cidade, 30 busdoors, além de folheteria e layout temático de ferramentas como o Twitter e banners no site da Prefeitura de Vitória.

Conheça a mensagem

A paz está em nossas mãos

"Eu me comprometo, em minha vida cotidiana, na minha família, no meu trabalho,na minha comunidade, no meu país e na minha região a:

  1. Respeitar a vida: acima de tudo.
  2. Rejeitar a violência: praticar a não-violência em todas as suas formas: física, sexual, psicológica econômica e social, em particular contra os mais desprovidos e os mais vulneráveis, tais como as crianças e os adolescentes.
  3. Respeitar a diversidade: reconhecer a dignidade de cada ser humano sem discriminação nem preconceitos.
  4. Promover os direitos humanos: defender diversidade cultural e a liberdade de expressão, privilegiando sempre o diálogo sem ceder ao fanatismo, à difamação e à rejeição.
  5. Preservar o planeta: promover o consumo responsável e um modo de desenvolvimento que respeite todas as formas de vida e preservem o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.
  6. Praticar a solidariedade: contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade com a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos de modo a criarmos novas formas de solidariedade".

Ações para uma nova cultura

A Prefeitura de Vitória também está comprometida com a cultura da paz. Projetos e ações de todos os setores da administração municipal - como educação, saúde, ação social, esportes, cultura, transportes e segurança urbana - foram reunidos e deram origem ao Programa Vitória da Paz.

Desenvolvidas de forma integrada, essas políticas públicas promovem a inclusão social, a integração e a mobilização social, a valorização dos laços de solidariedade e respeito em comunidades, escolas e competições e atuam na prevenção da criminalidade e na redução dos índices de violência.

Lançado em 2005, o programa está presente em toda a cidade: está nas câmeras de videomonitoramento, nos Comitês da Paz (formados por moradores qualificados em mediação de conflitos), nos Jogos Comunitários Vitória da Paz, no Circuito Cultural, no Centro de Referência da Juventude e muito mais. O público prioritário é a juventude - a maior vítima da violência.