Em pouco mais de duas horas de atividade, mais de 100 servidores municipais foram até o local conferir a saúde do coração
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) realiza, nesta segunda-feira (26), até as 17 horas, aferição da pressão arterial dos servidores municipais. A ação marca o Dia Nacional de Combate à Hipertensão na Prefeitura de Vitória. A campanha é uma promoção da Gerência de Saúde e Apoio Social ao Servidor em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Em pouco mais de duas horas de atividade, mais de 100 servidores municipais foram até o local conferir a saúde do coração. Um delas foi o servidor aposentado José Gomes de França, de 65 anos, que aproveitou a saída de casa para resolver problemas no prédio da administração municipal e foi conferir sua pressão. "Estou satisfeito com o resultado. Faço o acompanhamento em um posto de saúde e, graças a Deus, está tudo bem".
Outro servidor que compareceu foi a gerente de Pagamento de Pessoal, Dóris Coelho Moreira da Fraga. Ela disse que não descuida do acompanhamento médico. "Essa ação é muito importante, porque muitas vezes as pessoas não têm sintomas e têm dificuldades de identificar o problema de hipertensão. Essa aferição chama atenção para o problema de hipertensão em pessoas que não têm qualquer sinal", destacou.
O servidor Nilton Elói dos Santos elogiou a iniciativa da Prefeitura de Vitória com a realização dessa ação de aferição de pressão arterial. "Tem muito tempo que não vejo meço minha pressão. Agora, aqui, dei uma paradinha no trabalho e estou vendo como estou de saúde", comentou ele, depois de fazer a aferição na qual registrou nível normal.
Já a servidora Dalva Aparecida de Oliveira Silva ficou surpresa com o resultado da aferição. "Sempre tive pressão baixa e hoje está alta", questionou. Depois de fazer uma reflexão sobre o seu final de semana, a servidora comentou com a equipe: "Acho que isso é devido ao meu final de semana mesmo. Passei muito mal. Hoje, estou mais cansada e até com um pouco de sono", justificou ela que foi orientada a retornar para fazer nova aferição.