Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Agendamento online: idosos podem realizar avaliação de risco de fragilidade

Publicada em

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Atividades de Verão do Centro de Referência do Idoso
Instrumento avalia as atividades de vida diária, a cognição, o humor, a mobilidade e a comunicação dos idosos

Os idosos que estão cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jardim Camburi e Praia do Suá passaram a contar com mais uma modalidade ao acessar o sistema de agendamento online de consultas médicas: a Avaliação de Risco de Fragilidade.

A novidade, que teve início nesta segunda-feira (23), tem por objetivo identificar e prevenir o declínio funcional, visando melhorar a autonomia e a independência das pessoas na terceira idade.

As vagas são abertas diariamente a partir das 7 horas, dentro da opção "Consulta com Enfermeiro". As duas unidades foram escolhidas por estar em duas regiões com maior número de idosos.

"A avaliação por meio do agendamento online é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que visa ampliar o acesso e proporcionar a atenção integral à saúde, com foco no envelhecimento ativo e saudável", explicou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Avaliação de Risco de Fragilidade

A avaliação consiste na aplicação do instrumento de avaliação da vulnerabilidade clínico-funcional da pessoa idosa, denominado "Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20 (IVCF-20)", que avalia as principais dimensões que indicam declínio funcional: a idade, a autopercepção da saúde, as atividades de vida diária, a cognição, o humor, a mobilidade, a comunicação e a presença de comorbidades múltiplas.

Agendamento online

Para agendar a consulta, o morador deve acessar o sistema por meio do portal da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. O agendamento funciona diariamente a partir das 7 horas ofertando novas vagas.