Agentes da Guarda orientam crianças sobre trânsito em festa de Maria Ortiz
Publicada em
Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semsu
Agentes da Guarda distribuíram jogos educativos com informações sobre as leis de trânsito e dicas de segurança para as crianças em Maria Ortiz
Divulgação Semsu
Aluno fez um passeio com um agente de proteção comunitária em um quadriciclo da Guarda Municipal
Agentes de trânsito e de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal de Vitória participaram durante a manhã desta sexta-feira (11) de uma festa em homenagem ao Dia das Crianças organizada pela 4ª Companhia da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), em frente à pracinha de Maria Ortiz.
Chamada de "Recreio da Interativa", em alusão à polícia interativa, a festa também teve o objetivo de aproximar a população das forças de segurança, mostrando o lado humano e social daqueles que trabalham na proteção comunitária. Além da Guarda Civil Municipal e da própria 4ª Companhia, também estavam presentes o Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Ambiental, que mostrou uma coleção de animais empalhados, alguns em risco de extinção.
Educação para o trânsito
Em atenção aos pequenos, os agentes de trânsito fizeram uma palestra com orientações para o trânsito e o transporte seguro de crianças. Entre os temas abordados, estavam a travessia segura na faixa de pedestres e o tipo certo de cadeirinha para cada idade da criança. No estande da Guarda, também foram distribuídos jogos educativos com informações sobre as leis de trânsito e dicas de segurança.
Outra atração para a criançada foi a presença dos quadriciclos da PM e da Guarda. O mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), um leão simpático, chegou à praça dirigindo o quadriciclo e causando alvoroço. Outras crianças também tiveram a oportunidade de dar uma volta no veículo.
O Proerd é um programa da PMES voltado para alunos do ensino fundamental do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos, e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.
Papo Reto
Dentro desse contexto de integração, a Guarda Civil Municipal também participa do projeto Papo Reto, que consiste em uma roda de conversa entre forças policiais, técnicos da Prefeitura, moradores e alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio da Grande São Pedro. Seu principal objetivo é estreitar a relação entre a polícia e a comunidade.
Agentes de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal participam das rodas de conversa com os alunos, mostrando que as forças de segurança não são inimigos ou algo a se temer, mas um conjunto de seres humanos dispostos a oferecer segurança e dispostos ao diálogo com a comunidade.