Publicada em 13/08/2018, às 14h50

Por Renata Moreira, com edição de Deyvison Longui

Alunos da educação infantil aprendem sobre cuidados com o corpo e meio ambiente


Foto Divulgação
Projeto "MEU CORPO, MEU MUNDO" no CMEI Reinaldo Ridolfi em Maria Ortiz
O projeto possibilita às crianças experimentarem diferentes frutas, desenvolvendo o paladar e seus diferentes sabores.
Foto Divulgação
Projeto "MEU CORPO, MEU MUNDO" no CMEI Reinaldo Ridolfi em Maria Ortiz
Alunos do Cmei Reinaldo Ridolfi que participam do projeto "Meu Corpo, Meu Mundo”.

Alunos do Grupo 3 (A e B), do turno matutino do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reinaldo Ridolfi Maria Ortiz, desenvolveram mais um projeto em sala de aula.

O trabalho tem como tema “Meu Corpo, Meu Mundo”, em consonância com o projeto institucional “Minhas Atitudes no Mundinho”, com a perspectiva de tornar a criança como protagonista em seu processo de aprendizagem, priorizando o desenvolvimento de atividades e brincadeiras propostas pelas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.

O objetivo é proporcionar estratégias diversificadas com os pequenos, incentivando-os a viverem em um mundo mais saudável, harmonioso e sustentável, seja por meio da alimentação, cuidados com o corpo ou com o meio ambiente.

Projeto

O Projeto “Meu Corpo, Meu Mundo”, realizado pelas professoras Mônica Roberts Abibe Gomes e Bianca Carosselli e orientado pela pedagoga Kenia Guadagnim Galuppo, está proporcionando às crianças vivências e aprendizagens com as diferentes linguagens, evidenciando a identidade da criança em relação ao corpo e com o mundo.

“Elas estão sendo estimuladas a explorar diferentes sensações nos espaços em que elas transitam descobrindo formas, texturas, cores, tamanhos, cheiros e tantas outras possibilidades que envolvem a necessidade de desenvolvermos hábitos de uma alimentação saudável", explicou a professora de artes Claudinéia Rossini, que foi colaboradora nas ações que envolveram a releitura da obra.

De acordo com Claudinéia ainda, está sendo possível oportunizar vivências enriquecedoras com a parceria das famílias, fazendo com que as crianças no decorrer das ações degustem diferentes frutas, desenvolvendo o paladar e seus diferentes sabores como: azedo, doce, amargo e salgado.

"Para além dos sabores, foi muito gratificante perceber que frutas que antes não eram bem aceitas, hoje as crianças experimentam e comem com prazer. Será efetivado a confecção de um livro das vitaminas para que elas levem para casa na ciranda do livro, tendo como suporte literário o livro “Show das Vitaminas”, do autor capixaba Ilvan Filho”, completou.

Releitura

A educadora destacou também que o ápice de todo o trabalho foi, recentemente, a releitura da obra de Tarsila Amaral “O vendedor de Frutas”. “Durante a atividade, foi confeccionado um barco com elementos frutas junto com as crianças. Cada uma delas foi fotografada no contexto da obra que foi produzida coletivamente. Retratamos a expressão artística e estética que envolve tanto a obra como também a fotografia”.

A diretora do CMEI, Maria Aparecida Rodrigues da Costa Santos, reiterou o quanto é importante, no contexto da educação infantil, o educador incentivar a autoria e a autonomia da criança diversificando suas possibilidades na criação de sentidos para o trabalho realizado.

“É necessário considerar a criança como sendo exploradora e como ela sente e cria sentidos sobre a realidade. Ou seja, é importantíssimo levar em conta o diálogo com a expressividade das crianças incentivando-as a criar cenas, narrativas, histórias e a inventar situações experimentando formas novas de relação que favoreçam toda sua expansão criativa nessa etapa a Educação Básica”, pontou.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)