Publicada em 13/08/2018, às 14h50
Por Renata Moreira, com edição de Deyvison Longui
Alunos da educação infantil aprendem sobre cuidados com o corpo e meio ambiente


Alunos do Grupo 3 (A e B), do turno matutino do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reinaldo Ridolfi Maria Ortiz, desenvolveram mais um projeto em sala de aula.
O trabalho tem como tema “Meu Corpo, Meu Mundo”, em consonância com o projeto institucional “Minhas Atitudes no Mundinho”, com a perspectiva de tornar a criança como protagonista em seu processo de aprendizagem, priorizando o desenvolvimento de atividades e brincadeiras propostas pelas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.
O objetivo é proporcionar estratégias diversificadas com os pequenos, incentivando-os a viverem em um mundo mais saudável, harmonioso e sustentável, seja por meio da alimentação, cuidados com o corpo ou com o meio ambiente.
Projeto
O Projeto “Meu Corpo, Meu Mundo”, realizado pelas professoras Mônica Roberts Abibe Gomes e Bianca Carosselli e orientado pela pedagoga Kenia Guadagnim Galuppo, está proporcionando às crianças vivências e aprendizagens com as diferentes linguagens, evidenciando a identidade da criança em relação ao corpo e com o mundo.
“Elas estão sendo estimuladas a explorar diferentes sensações nos espaços em que elas transitam descobrindo formas, texturas, cores, tamanhos, cheiros e tantas outras possibilidades que envolvem a necessidade de desenvolvermos hábitos de uma alimentação saudável", explicou a professora de artes Claudinéia Rossini, que foi colaboradora nas ações que envolveram a releitura da obra.
De acordo com Claudinéia ainda, está sendo possível oportunizar vivências enriquecedoras com a parceria das famílias, fazendo com que as crianças no decorrer das ações degustem diferentes frutas, desenvolvendo o paladar e seus diferentes sabores como: azedo, doce, amargo e salgado.
"Para além dos sabores, foi muito gratificante perceber que frutas que antes não eram bem aceitas, hoje as crianças experimentam e comem com prazer. Será efetivado a confecção de um livro das vitaminas para que elas levem para casa na ciranda do livro, tendo como suporte literário o livro “Show das Vitaminas”, do autor capixaba Ilvan Filho”, completou.
Releitura
A educadora destacou também que o ápice de todo o trabalho foi, recentemente, a releitura da obra de Tarsila Amaral “O vendedor de Frutas”. “Durante a atividade, foi confeccionado um barco com elementos frutas junto com as crianças. Cada uma delas foi fotografada no contexto da obra que foi produzida coletivamente. Retratamos a expressão artística e estética que envolve tanto a obra como também a fotografia”.
A diretora do CMEI, Maria Aparecida Rodrigues da Costa Santos, reiterou o quanto é importante, no contexto da educação infantil, o educador incentivar a autoria e a autonomia da criança diversificando suas possibilidades na criação de sentidos para o trabalho realizado.
“É necessário considerar a criança como sendo exploradora e como ela sente e cria sentidos sobre a realidade. Ou seja, é importantíssimo levar em conta o diálogo com a expressividade das crianças incentivando-as a criar cenas, narrativas, histórias e a inventar situações experimentando formas novas de relação que favoreçam toda sua expansão criativa nessa etapa a Educação Básica”, pontou.