Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Alunos vão retratar em pintura o bairro Jardim da Penha

Publicada em | Atualizada em

Por Lorena Bosi, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Filipe de Paula


Samira Gasparini
Rua da Lama
A proposta é reproduzir, por meio da arte, as experiências dos estudantes com bairro onde a escola está inserida

Nesta terça-feira (16), os alunos do Tempo Integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada, em Jardim da Penha, terão a primeira oficina de artes oferecida pela Associação Capixaba de Artesãos (Acarte).

A artista plástica, Andréa Barros, conhecida por obras que retratam a cidade de Vitória, fará, junto aos alunos, uma releitura de seus quadros. Por meio da pintura sobre tela, os estudantes vão trabalhar temas como a Pedra da Cebola e a Ponte Ayrton Senna.

Segundo a coordenadora da Educação em Tempo Integral na Emef Éber Louzada, Nádia Perez, o bairro de Jardim da Penha já vem sendo retratado pelos alunos há algum tempo, com o Projeto Flores do Jardim. "A proposta é reproduzir, por meio da arte, as experiências dos estudantes com seu bairro. Aquilo que ele vê, sente, escuta", revela.

O projeto também vai trabalhar com materiais reciclados, artesanato em tecido, entre outras técnicas. Os custos com mão de obra e ferramentas serão patrocinados pela Lei Rubem Braga, pela qual a Acarte foi contemplada em 2009. Nádia afirma, ainda, que há o interesse de expandir o projeto para as famílias dos alunos. "A intenção é transformar as oficinas num espaço de cultura, lazer e geração de renda. As mães terão a oportunidade de se divertir, se profissionalizar e complementar a renda com o artesanato produzido", declara.

A oficina desta terça-feira será ministrada em dois horários. Pela manhã, ela acontece a partir das 8h. À tarde, a partir das 14h. A Emef Éber Louzada fica na rua Natalina Daher Carneiro, nº 815, em Jardim da Penha.