Andada do caranguejo: Semmam visita estabelecimentos que comercializam crustáceo
Publicada em | Atualizada em
Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi
Imagem divulgação
População deve ficar atenta aos períodos de andada do caranguejo-uçá
A partir desta segunda-feira (15), equipes da Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) visitarão bares, restaurantes, quiosques e outros locais de venda e comercialização do caranguejo-uçá para informar sobre o período de andada do crustáceo.
Desta quinta (18) até o dia 25, estão proibidos captura, comercialização, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento e industrialização dos indivíduos da espécie Ucides cordatus, bem como das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), provenientes de qualquer origem (município, estado ou país).
O trabalho dos educadores ambientais envolverá diversas atividades educativas visando sensibilizar a população quanto à importância do ecossistema manguezal e à necessidade de manter a preservação.
Segunda-feira (15), às 15 horas: Mercado Vila Rubim e Porto de Vitória; Terça (16), às 14 horas: quiosques da Curva da Jurema e Camburi; Quarta (17), às 19 horas: bares e restaurantes de Jucutuquara a Jardim Camburi; Quinta (18), às 15 horas: Colônia de Pescadores e peixarias da Praia do Suá; Sábado (20) e domingo (21), às 9 horas: abordagens durante a Campanha Praia Limpa nas praias da Curva da Jurema e Ilha do Boi.
Além das abordagens educativas, as datas de proibição são divulgadas nos hotéis e ônibus.
Andada
Entende-se por "andada" o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.