Publicada em 13/06/2014, às 14h04
Por Danielly Campos, com edição de SEGOV/SUB-COM
Árvores adequadas para as ruas da cidade são plantadas pela Prefeitura

As árvores estão em toda parte mostrando sua importância para o meio ambiente, o paisagismo e a beleza nas ruas da cidade. Quando plantadas sem orientação técnica, podem trazer prejuízos, principalmente em locais com grande circulação de pessoas. Por isso, a Prefeitura realiza estudos e o plantio de forma gratuita.
Há várias espécies que podem ser plantadas nas calçadas, como oitis, cássias amarelas e o famoso ipê rosa. Jardim da Penha, Jardim Camburi e Enseada do Suá, por exemplo, são bairros que possuem essa vegetação. Já as árvores frutíferas não são recomendadas devido à ocorrência da queda dos frutos em pedestres e carros.
Além do tipo da árvore, é necessário estar atento às dimensões da calçada e local exato do plantio, longe de garagens, de esquinas e de postes. É importante separar um espaço para que a espécie seja isolada por piso podotátil. Outro ponto a ser observado são as raízes que podem provocar rachaduras e depressões, comprometendo o trajeto dos pedestres.
"Não há dúvidas da importância das árvores para um município. Quando plantadas nas calçadas, elas podem oferecer sombra e um ambiente mais agradável ao pedestre. É importante que o plantio seja feito pela equipe especializada do município, que também segue as regras do projeto Calçada Cidadã. Assim, garantimos um caminho seguro para os pedestres sem comprometer o meio ambiente", afirmou o subsecretário de Controles Urbanos, Henrique Martins.
Solicitação
Os moradores podem solicitar que árvores sejam plantadas na calçada pelo telefone 156. Os técnicos da Prefeitura fazem um estudo no local, considerando a largura e o afastamento predial, bem como da espécie mais adequada para o espaço.
Caso a calçada esteja danificada por árvores ou suas raízes, o morador deve informar o município pelo telefone 156. A Secretaria Municipal de Serviços (Semse) realiza a poda ou retirada em áreas públicas.