Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Avenida Leitão da Silva recebe aplicação de raticida contra roedores

Publicada em

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Desratização nos quiosques e proximidades da Curva da Jurema
Agentes de combate a endemias vão aplicar raticida nos bueiros da avenida Leitão da Silva

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fará na tarde desta sexta-feira (25) uma ação de desratização em algumas áreas da avenida Leitão da Silva. Serão feitas aplicações de raticida em bueiros e bocas-de-lobo para o controle de ratos naquela localidade.

De acordo com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), o raticida é aplicado dentro das tocas identificadas, que são os locais onde esses roedores vivem. Participará da ação uma equipe composta por quatro agentes de combate a endemias.

O médico veterinário Hiram Bragança explica que, devido à obra de ampliação da via e de melhoria na drenagem, os roedores estão procurando locais para se alojarem. "Estão sendo utilizados equipamentos tipo bate-estaca, que provoca enorme transtorno no subsolo de todo o entorno da via. Assim, os roedores se sentem incomodados e procuram locais seguros para se alojarem".

Cuidados

Entretanto, o médico orienta que os comerciantes e moradores locais devem tomar medidas de antirratização e desratização na área interna das edificações. Ele também indica alguns cuidados que podem contribuir para a redução do número de ratos e de outras pragas urbanas:

  • Acondicionar o lixo em recipientes e locais adequados, de preferência protegidos da chuva e elevados para evitar acesso de animais;
  • Dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo e em local adequado;
  • Manter residências, quintais e terrenos baldios limpos, evitando acumular entulho ou materiais inservíveis;
  • Recolher alimentos, restos de ração e água dos animais domésticos durante a noite;
  • Eliminar, cobrir ou telar recipientes que acumulam água;
  • Limpar semanalmente recipientes e estruturas que podem conter água, como por exemplo bebedouros de animais domésticos.

Doença

A urina dos ratos possui uma bactéria chamada leptospira, que causa uma doença infecciosa chamada leptospirose. A urina do animal fica na terra, esgotos, bueiros e, em situações de alagamentos e enchentes, mistura-se à água e pode infectar o indivíduo através do contato com essa água. A leptospirose é uma doença grave e pode matar. Por isso, se necessário, ao entrar em contato com água de enchente, o cidadão deverá se proteger com botas de borracha.