Publicada em 05/04/2023, às 13h35 | Atualizada em 05/04/2023, às 15h11
Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes
Balneabilidade: Região da Guarderia volta a ter bandeira verde para banho
A praia da Guarderia (ponto 12A) e a área próxima à Ilha do Frade (ponto 12), voltaram a ter bandeira verde para o banho de mar. A constatação se deu após a realização de várias análises laboratoriais, que garantiram a segurança necessária para a mudança da balneabilidade, conforme resultado recebido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) nesta quarta-feira (05). A nova classificação vale desta quinta-feira (06) até o dia 13 de abril.
"Desde que soubemos do vazamento na região da Guarderia, nossas equipes foram mobilizadas para apuração e constatação do problema. Com a confirmação, tomamos as medidas administrativas cabíveis e sansões cabíveis junto à concessionária e promovemos a mudança dos pontos para impróprios como forma preventiva e para segurança dos frequentadores. Agora, depois de novas análises foi possível liberar os locais para banho", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.
Além destes dois pontos, o morador pode conferir os demais pontos próprios para o banho das praias da capital acessando o portal da Prefeitura de Vitoria, no endereço https://vitoria.es.gov.br/balneabilidade, ou por meio de celulares e tabletes, clicando no ícone "balneabilidade" disponível no aplicativo Vitória Online, na plataforma iOS e Android. Placas indicativas também estão disponíveis nas praias da capital.
Multa
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) emitiu, em 27 de março, multa no valor de R$ 2.505.000,00 contra a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), pelo vazamento de esgoto ocorrido na região da praia da Guarderia, localizada na Curva da Jurema, no dia 21 de março.
O valor do auto de infração considera a degradação ambiental ocorrida na região devido o lançamento irregular de esgoto bruto na área de proteção Baía das Tartarugas, além de tornar umas das praias da cidade mais procuradas pelos moradores e turistas imprópria para banho.