Para celebrar o Dia do Ciclista, o uso das bicicletas compartilhadas da capital será gratuito, nesta terça (19) e no sábado (23), para toda a população. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Vitória e por empresas parceiras do sistema, visa incentivar o uso das magrelas e homenagear os ciclistas.
E, ainda, incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, além de reduzir a emissão de poluentes e valorizar o esporte. Ao todo, 250 bicicletas estarão disponíveis nas 38 estações espalhadas em Vitória, sendo que três delas são exclusivas para crianças (estações kids).
"A bicicleta é um veículo democrático, saudável e sustentável. Em um momento tão importante, quando se celebra o Dia do Ciclista a cortesia é oportuna. Serão dois dias em uma ação de incentivo ao uso das magrelas", afirma Alex Mariano, secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana.
Transporte
Segundo Alex Mariano, a gratuidade no sistema de bicicletas compartilhadas é uma forma de incentivar a população a experimentar esse meio de transporte, que é econômico, ágil e ecologicamente correto, além de ganhar cada vez mais adeptos.
Segundo dados da Serttel, empresa que operacionaliza os sistemas, o uso das bicicletas em Vitória contribuiu para evitar a emissão 791 toneladas de CO₂ desde sua implantação. Já foram mais de 2,1 milhões de viagens realizadas.
O passe livre valerá durante os dois dias, seguindo as regras do sistema: viagens de até 75 minutos, com intervalo mínimo de 10 minutos entre uma corrida e outra. Caso o usuário ultrapasse o tempo limite, será cobrado um adicional de R$ 5,00 a cada 30 minutos excedentes.
Integração
O Bike Vitória funciona integrado ao BikES e são projetos já implementados das prefeituras de Vitória e Vila Velha, respectivamente. São operados pela Serttel e desenvolvidos numa parceria entre o Sicoob e a Unimed Vitória.
Para além desse impacto direto, um estudo da Universidade de Oxford aponta que, ao substituir o carro pela bicicleta uma vez por semana, cada pessoa pode evitar a emissão de até 0,5 tonelada de CO₂ por ano.
Dados do Banco Mundial mostram que mais de 2 bilhões de bicicletas circulam no mundo. No Brasil, segundo o IBGE (2022), cerca de 50 milhões de pessoas possuem uma, e pesquisa do IPEA aponta que 7% da população já a utiliza como principal meio de transporte.
Dia
O Dia Nacional do Ciclista é celebrado em 19 de agosto no Brasil. Essa data foi escolhida em homenagem ao ciclista brasiliense Pedro Davidson, que morreu atropelado por um motorista embriagado em 2006. O caso teve repercussão e o autor do atropelamento foi condenado em júri popular.
A celebração da data foi oficializada com o objetivo de promover a cultura da bicicleta e conscientizar sobre os benefícios e responsabilidades que vêm com essa escolha. Além disso, busca sensibilizar a população sobre a necessidade de garantir a segurança dos ciclistas nas ruas.
Como participar gratuitamente nos dias da campanha
Baixe o aplicativo Bike Vitória (disponível para Android e iOS);
Realize um cadastro rápido (com registro de cartão de crédito, sem cobrança nos dias 19 e 23 de agosto);
Retire a bicicleta em qualquer estação e devolvê-la dentro do prazo estabelecido.