Imprensa
Boa Vista canta Elisa Lucinda e é bicampeã do carnaval de Vitória 2012
Publicada em | Atualizada em
Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui


A Independente de Boa Vista, águia de Cariacica, conquistou o título de bicampeã do carnaval de Vitória nesta terça-feira (14), após apuração das notas no Ginásio do Álvares Cabral. A escola, terceira a desfilar no sábado, levou para a avenida o enredo "Vida em Poesia... A Lira que é Lucinda" e obteve 197,4 pontos. O samba-enredo foi composto por Emerson Xumbrega, Sidney Mingau, Bid do Cavaco e Júlio Negada.
A ode à boa arte encantou o público, que vibrou do começo ao fim do desfile, marcado por muita emoção. Pela passarela, a escola desfilou a infância da artista no Espírito Santo até o sucesso nacional, tanto na área da literatura quanto na dramaturgia, tornando-se referência na arte brasileira, ecoando a potencialidade dos artistas capixabas.
A agremiação levou a maior torcida para o Álvares. O prefeito de Cariacica, Helder Salomão, vibrou muito com o título. Um dos mais emocionados era o presidente e intérprete oficial da Boa Vista, Emerson Xumbrega. "Trabalhamos muito durante um ano inteiro e o resultado está aqui. É nosso!", ressaltou, entregando o troféu para a comunidade.
O secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, elogiou o trabalho de todas as comunidades. "A cada ano, o espetáculo fica ainda mais bonito. Estão todos de parabéns. Todas as escolas são protagonistas do carnaval de Vitória", destacou.


Classificação
A Mocidade Unida da Glória (MUG), aclamada como campeã pelo público no Sambão do Povo, conquistou o segundo lugar com o enredo "Gonzagão! Filho do Sertão, Majestade do Baião - 100 anos em glória". A escola de Vila Velha somou 195,8. Em terceiro lugar ficou a Unidos da Piedade com 193,5 pontos. A escola da Fonte Grande cantou o enredo "Piedade, um ato de amor na vida de tantas Marias... Guerreiras ou Anjos de Luz?!". Quem desce para o Grupo de Acesso em 2013 é a Unidos de Barreiros, em 10º lugar com 168,7 pontos.
Grupo de Acesso
Apenas duas escolas disputavam a vaga para o Grupo Especial: Rosas de Ouro e Tradição Serrana. Desfilando como convidada, a Arco-Íris não é filiada à Liga Espírito-Santense de Escolas de Samba (Lieses) e não teve as notas reveladas. A campeã, com 88,8 pontos, é a Tradição Serrana, com o enredo "As 13 Maravilhas do Carnaval Capixaba".
Matéria relacionada:
Confira a classificação final
Grupo de Acesso
Campeã - Tradição Serrana - 88,8 pontos
Vice-campeã - Rosas de Ouro - 87,6 pontos
Grupo Especial
1º Boa Vista - 197,4 pontos
2º MUG - 195,8 pontos
3º Piedade - 193,5 pontos
4º São Torquato - 189,2 pontos
5º Jucutuquara - 188,8 pontos
6º Novo Império - 184,8 pontos
7º Pega no Samba - 183,8 pontos
8º Imperatriz do Forte - 178,1 pontos
9º Andaraí - 170 pontos
10º Barreiros - 168,7 pontos

