Publicada em 25/02/2014, às 19h12

Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Boa Vista espalha o perfume no ar e é a campeã do Carnaval 2014


Yuri Barichivich
Apuração dos desfiles das escolas de samba do carnaval 2014
Torcedores da Boa Vista fizeram a festa na arquibancada do Álvares Cabral
Yuri Barichivich
Apuração dos desfiles das escolas de samba do carnaval 2014
Diretores da agremiação correram para abraçar os foliões na grade do ginásio

Com 297,8 pontos, a Independentes de Boa Vista é a campeã do Carnaval de Vitória 2014. A vitória foi disputada voto a voto com a Mocidade Unida da Glória (MUG), que teve 296,7 pontos. O título, que é o terceiro na história da escola de Itaquari (Cariacica), foi comemorado com entusiasmo na tarde desta terça-feira (25) por diretores, integrantes e torcedores da escola no Ginásio do Álvares Cabral, onde aconteceu a apuração dos votos.

Pelo Grupo B, a Novo Império foi a campeã, somando 292,9 votos, e garantiu o acesso para o Grupo Especial em 2015. Pelo Grupo de Acesso, a campeã foi a Tradição Serrana, com 90,3 votos, classificando-se para o Grupo B.

"Esse é o resultado de um trabalho que começou desde o ano passado. Corrigimos os erros que havíamos cometido, como em evolução e harmonia, e deu tudo certo. Parabéns, Cariacica! Estamos muito felizes por podermos contribuir para a elevação da autoestima deste povo sofrido", disse o presidente e intérprete da Boa Vista, Emerson Xumbrega.

Após receber o troféu de escola campeã, Xumbrega cantou o refrão da Boa Vista - "Quem é que espalha o perfume no ar? Sou eu/ Quem é que faz o meu povo sambar? Sou eu, sou eu/ É a Boa Vista, o meu grande amor/ A essência do samba chegou", sendo acompanhado em coro pela comunidade da Boa Vista. "A apuração foi como os desfiles, em total harmonia", disse o presidente da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), Rogério Sarmento.

"Todos os desfiles foram lindos. Todas as escolas estão de parabéns, e agradeço a todos que se envolveram para o sucesso deste Carnaval. Desejo que esta festa cresça cada vez mais", disse a secretária municipal de Cultura em exercício, Andreia Carvalho.

Veja a galeria de fotos da Boa Vista

Yuri Barichivich
Apuração dos desfiles das escolas de samba do carnaval 2014
Torcedores da Novo Império comemoraram o acesso da escola para o Grupo A
Yuri Barichivich
Apuração dos desfiles das escolas de samba do carnaval 2014
Troféus do Carnaval 2014 foram entregues a Boa Vista, Novo Império e Tradição Serrana

Samba-enredo

O samba-enredo "Teu cheiro me dá prazer... Boa Vista espalha o perfume no ar", assinado pelos compositores Sidney Myngal, Bid do Cavaco, Emerson Xumbrega e Chanel Rigolon, recebeu quatro notas 10. No quesito bateria, a agremiação também se destacou, com três notas 10 e um 9,9. Neste quesito (bateria), a MUG conseguiu quatro notas 10.

As escolas foram avaliadas também nos quesitos Harmonia, Evolução, Enredo, Conjunto, Alegoria e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-sala e Porta-bandeira.

Pontuação

Enquanto a Boa Vista foi a campeã, a Pega no Samba, última colocada no Grupo A, caiu para o Grupo B. Neste, a Novo Império levou a melhor e subiu para a elite, enquanto a Andaraí caiu para o Grupo de Acesso. Já a Tradição Serrana subiu para o Grupo B.

Veja a galeria de fotos do Carnaval de Vitória

Carnaval de Vitória 2014

Resultado final

Grupo Especial A

1ª Independentes de Boa Vista – 297,8 pontos

2ª Mocidade Unida da Glória (MUG) – 296,7 pontos

3ª Unidos da Piedade – 295,14 pontos

4ª Unidos de Jucutuquara – 295 pontos

5ª Pega no Samba – 292,20 pontos

Grupo B

1ª Novo Império – 292,9 pontos

2ª Imperatriz do Forte – 291,3 pontos

3ª São Torquato – 286,3 pontos

4ª Barreiros – 285 pontos

5ª Andaraí – 284,57 pontos

Grupo de Acesso

1ª Tradição Serrana – 90,38 pontos

2ª Rosas de Ouro – 87,50 pontos

3ª Chegou o que Faltava – 86,40 pontos

4ª Chega Mais – 85,90

Diego Alves
Boa Vista
Boa Vista levou muita alegria e luxo para o Sambão do Povo no último sábado
Diego Alves
Carnaval 2014 Escola de Samba Independente de Boa Vista
Viviane Araújo foi uma das atrações da Boa Vista no desfile
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)