Publicada em 30/08/2021, às 13h31 | Atualizada em 30/08/2021, às 15h30
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Bolsão de estacionamento na Praia de Camburi recebe sinalização adequada


O primeiro bolsão de estacionamento da Avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi, recebeu nova sinalização horizontal.
A reforma adequou a ciclovia e delimitou 40 vagas para garantir mais opções de estacionamento e conforto para os motoristas, em uma das principais áreas de lazer de Vitória.
Segundo Alex Mariano, Secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, a nova marcação no asfalto facilitará o estacionamento nesse que é um dos pontos mais movimentados da capital, em especial nos finais de semana e feriados.
Segurança
“Também adequamos às vagas em relação a ciclovia para que ciclistas, pedestres e turistas também tenham segurança e se localizem melhor. Da mesma forma, houve preocupação com a sinalização da entrada e da saída de veículos no bolsão para prevenir acidentes”, destacou Mariano.
O secretário explicou, ainda, que a sinalização horizontal tem a finalidade de orientar os usuários sobre as condições de uso adequado da via, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego num espaço específico.
Aprovada pela Gerência de Estudos e Projetos Viários da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), a sinalização é feita em lugares onde estava desgastada ou precisando de ajustes, seguindo as orientações do Código de Trânsito Brasileiro.
Ordenamento
As noites e madrugadas em Vitória continuam sendo de trabalho intenso em ruas e avenidas, que também receberam reforço na sinalização, nos últimos dias. Nos bairros Jardim Camburi, Santa Helena, Ilha do Frade, Solon Borges e nas imediações da Praça de Eucalipto também foram realizados reparos.
O serviço é realizado nesses horários por conta da menor movimentação de veículos. Linhas, faixas, marcações, símbolos ou legendas são pintados ou têm a sinalização reforçada.
Os bairros Santo Antônio, Jardim da Penha, Santa Lúcia, São Pedro e Centro, além da Vila Rubim também foram atendidos nos últimos meses.
"A sinalização ordena, canaliza, orienta o fluxo e o deslocamento, considerando a geometria, a topografia e os obstáculos do local. Ela complementa sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação com ênfase sempre na mensagem que a marcação transmite", finalizou Mariano.