Entrega das chaves da nova casa para a munícipe Nilma Gomes. (ampliar)
O que antes era instabilidade e incertezas, hoje é garantia, conforto e segurança. Na manhã desta quinta-feira (07), a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Habitação da Cidade e Habitação, entregou a chave na nova casa da munícipe Nilma Gomes, 39 anos, localizada no bairro Do Quatro, em Vitória. A entrega foi possível graças ao projeto Bônus Moradia, que integra o programa Casa Feliz e Segura, uma iniciativa da PMV que já beneficiou 248 famílias na capital.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao lado do subsecretário de habitação, Tiago Benezoli, e de representantes da sociedade civil, esteve presente na cerimônia de entrega e ressaltou a importância do programa que realiza sonhos e leva dignidade para quem mais precisa.
"Esse é o Casa Feliz e Segura, uma política pública voltada para quem mais precisa. Muitas famílias em situação de vulnerabilidade social aguardam por moradias dignas, por móveis, por um recomeço. Hoje estamos aqui com dona Nilma, que está reescrevendo sua história ao receber as chaves da nova casa. É um momento de esperança, alegria e felicidade. É com ações assim que vamos transformar Vitória na melhor cidade do Brasil para se viver, com a melhor qualidade de vida do país", disse Pazolini.
Marcos Salles
Nilma se emocionou ao mostrar a nova casa. (ampliar)
Nilma, dona de casa, vive com o esposo e os três filhos menores de idade. Por muitos anos, a família enfrentou o medo constante devido à instabilidade do imóvel onde moravam, construído parcialmente em alvenaria e parcialmente em tábua. As chuvas e os ventos fortes causavam pânico e transformavam o lar em um ambiente perigoso para se viver.
Em Julho de 2023 a Defesa Civil realizou uma vistoria técnica que resultou na interdição do imóvel e na classificação da área com risco geotécnico R4 - muito alto, inviabilizando a permanência da família no local.
Com a antiga casa interditada, a família de Nilma passou a viver de aluguel. Em janeiro de 2024, ela e o esposo assinaram o contrato de adesão ao programa Auxílio Moradia, iniciando o processo de busca por uma moradia definitiva, com o acompanhamento da equipe técnica da Prefeitura.
Marcos Salles
Além da nova residência, a família também foi contemplada com uma televisão, uma geladeira e um fogão. (ampliar)
"Não era uma casa, era um barraco", resumiu Dona Nilma ao relembrar a antiga residência. "Para chegar, era preciso subir 200 degraus. Quando chovia, a água chegava até os joelhos. Para proteger meus filhos, a gente os levava para o meio da casa, o único local onde não entrava água", contou emocionada.
Hoje, a angústia ficou para trás e deu lugar ao alívio, ao conforto e segurança. "O que estou vivendo é a concretização de um sonho. Meus filhos estão felizes. Quando chove, eu nem percebo, só noto quando saio de casa. Estou com o coração em paz e só tenho a agradecer a toda equipe da Prefeitura de Vitória, que esteve ao meu lado em todo esse processo. Serei grata por toda a vida", finalizou a munícipe.
Além da nova residência, a família também foi contemplada com uma televisão, uma geladeira e um fogão, itens que contribuem para o início dessa nova etapa com mais conforto e dignidade. Os eletrodomésticos foram entregues por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).