Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Cães e gatos estarão disponíveis para adoção neste sábado em Jardim Camburi

Publicada em

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Feira de Adoção
Centro de Vigilância em Saúde Animal recupera animais e os deixa aptos para ganhar uma família e um novo lar

Pensa em adotar um animalzinho de estimação? Uma boa oportunidade é ir à Feira de Adoção de Cães e Gatos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), neste sábado (27), das 9 às 13 horas, na praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi.

Estarão disponíveis para adoção quatro cães adultos e seis filhotes felinos. Para adotar um dos bichinhos, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A adoção também pode ser feita diretamente no CVSA, que fica na rua São Sebastião, s/nº, Resistência (veja no mapa).

Veterinária do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Renata Bessa destacou a importância do ato da adoção. "Ao adotar, a pessoa ajuda a combater o abandono. Alguns estudos comprovam também que a relação entre os animais e o homem é capaz de fortalecer laços familiares, amizade, além de trazer benefícios à saúde tanto física quanto mental".

Ela completou: "Os animais merecem uma segunda chance de ter uma família e viver com amor, dignidade, companheirismo e, sobretudo, com a retribuição da fidelidade que eles nos doam. Vamos dar às pessoas a oportunidade de se apaixonar por um animal e preencher a casa com um novo amiguinho".

Critérios de recolhimento

O CVSA recolhe animais que trazem risco à saúde pública, como atropelados, aqueles que manifestam comportamento agressivo e fêmeas no cio.

Todos os animais recolhidos são submetidos a uma avaliação médica veterinária, tratamento, vermifugação, vacinação e, quando maiores de seis meses de idade, são castrados, microchipados e liberados para adoção, após ressocialização.

Hoje, o canil do CVSA conta com 57 animais, sendo que 25 estão aptos para adoção. 

Guarda responsável

A equipe do CVSA trabalha de forma a incentivar a guarda responsável, associada ao controle reprodutivo dos animais, ou seja, a esterilização de machos e fêmeas, por meio do serviço de castração animal, como método oficial de controle populacional.

Assim como o CVSA é responsável pela saúde e pelos cuidados dos animais, toda pessoa que tem um cão ou gato também deve assumir esse papel.

"Quando se assume um animal, assume-se toda a responsabilidade por sua alimentação, saúde e bem-estar. O animal deve ser mantido sem acesso livre à rua, para não causar incômodo a outras pessoas ou a outros animais".