Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Canal da Passagem vai ganhar área de lazer e contemplação

Publicada em

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Vitória panorâmica
Canal da Passagem terá as suas margens reurbanizadas para virar um novo espaço de lazer em Vitória

O Canal da Passagem, no trecho entre as pontes da Passagem e de Camburi, terá as suas margens reurbanizadas e se transformará, no futuro, em um grande espaço de lazer e turismo na cidade. Nos próximos dias, será assinada a ordem de serviço para elaboração de estudos e do projeto básico urbanístico para implantação de calçadão, ciclovia, deques, atracadouros e espaços de contemplação e de pesca sustentável, ou seja, preservando o meio ambiente.

A proposta é abrir a orla do canal para o acesso público, requalificando as margens que estão nos bairros Praia do Canto, Santa Luíza e Pontal de Camburi, beneficiando diretamente mais de 19 mil moradores. A empresa vencedora da licitação para desenvolver os estudos e o projeto é a Transmar Consultoria e Projeto. O investimento é de R$ 684.840,00, sendo R$ 500 mil do Ministério do Turismo e o restante do próprio município.

A área de intervenção será de 710 mil metros quadrados. A previsão é de que o trabalho esteja pronto em seis meses, após a assinatura da ordem de serviço.

"Aquela área é uma das mais nobres da cidade, e a elaboração do projeto detalhado vai criar perspectiva para uso futuro, com nova urbanização, segurança, equipamentos e a nossa lógica de ocupação dos espaços urbanos com as famílias para torná-los mais seguros e de mais qualidade na cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Intervenções

Os estudos e o projeto urbanístico vão mostrar o tipo de intervenção mais adequada para reduzir os impactos ambientais, sendo possível a utilização de deques suspensos e palafitas para a realização de poucos aterros. A empresa também mapeará os pontos passíveis de recuperação do manguezal para implantação da vegetação.

"Um dos desafios do projeto é pensar soluções para amenizar o impacto causado por muros, residências e edifícios voltados para o mar. Isso pode ser feito com paisagismo, obras de arte e painéis, por exemplo. A região já possui um grande potencial turístico. A abertura do canal para o acesso público será uma conquista. Estamos planejando o futuro para que os moradores possam fazer passeios pelas margens da ilha. Isso já está sendo pensado no projeto Orla Noroeste, de Santo Antônio até a Ponte da Passagem. Ele vai se interligar a esse novo espaço no Canal da Passagem", afirmou a secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Ana Claúdia Buffon.