Imprensa
Capital das baleias jubarte, Vitória aposta em pesquisas e turismo
Publicada em
Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


No último final de semana, moradores e turistas foram ao mar de Vitória para contemplar e aproveitar o encontro com as baleias jubarte. Seis embarcações levaram um total de 110 pessoas para conferir o espetáculo. As partidas aconteceram nas manhãs dos dias 18, 19 e 20 de agosto e duraram meio dia.
Todos, ao retornarem do passeio, voltaram encantados. O projeto para levar visitantes e turistas para o encontro com as baleias faz parte de uma parceria que envolve a Prefeitura de Vitória, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e Cultura (Semc), o Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Amigos da Jubarte.
Pesquisa
Além do incentivo à visitação, o Projeto Amigos da Jubarte também vem realizando pesquisa, registrando, sensibilizando e monitorando o desenvolvimento dessa atividade sustentável na costa capixaba, e, no último final semana, acompanhou um verdadeiro marco para a observação de baleias em Vitória.
"Essas baleias migram da Patagônia, na Argentina, e chegam à nossa costa para procriar. Vitória está localizada no famoso Banco de Abrolhos, uma faixa de mar que se estende entre o mar capixaba e o norte baiano. Somos o principal berçário da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental", destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.
Produto turístico
O secretário destaca que o desenvolvimento da observação de baleias, além de ser uma ferramenta de sensibilização e um produto turístico, é a principal forma de eliminar o risco da volta da caça comercial das baleias dos mares de todo o mundo.
Agências
As agências de turismo parceiras levaram os visitantes em embarcações, todas acompanhadas de pesquisadores ou técnicos responsáveis para que as saídas ocorressem de forma responsável.
As agências podem ser acessadas e escolhidas através do site www.queroverbaleia.com, em conjunto com o Projeto Amigos da Jubarte, podendo, assim, contar com a presença de pesquisadores e ter uma orientação educativa presencial antes das saídas.
Baleias
As baleias jubarte podem alcançar 16 metros de comprimento médio e 40 toneladas de peso, têm um comportamento dócil e se exibem a cada encontro com os visitantes.
Entre os comportamentos mais admirados, estão os saltos, as batidas das nadadeiras caudal e peitoral e a agitação dos grupos competitivos que disputam as fêmeas para se acasalar. Outro momento importante que é possível observar é o encontro de fêmeas com seus filhotes de 4 toneladas. Essa situação foi observada nesse final de semana a cerca de 7 milhas da praia, próximo aos navios atracados.
Em cada expedição, os pesquisadores analisam o comportamento antes e depois da aproximação e demonstram que, quando feita respeitando as normas, a observação de baleias não causa impacto na vida desses animais, que chegam a se aproximar da embarcação e dar um verdadeiro espetáculo de exibição.
Matéria relacionada
Prefeitura divulgará turismo de observação de baleias no Salão Sabores

