Publicada em 16/04/2010, às 11h00
Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui
CCZ realiza neste sábado campanha de desratização em São Pedro e Santo Antônio

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está intensificando as ações de controle de roedores da cidade. Neste sábado (17), os agentes vão agir nas Regiões de Santo Antônio e São Pedro. O objetivo é evitar o crescimento do número de ratos e, desta forma, a transmissão de doenças como leptospirose, peste bubônica, hantavirose, entre outras.
Mais de 230 agentes de saúde ambiental estarão nas ruas da capital aplicando raticida nos bueiros do município. Além disso, uma equipe da educação em saúde estará percorrendo escolas e centros comunitários durante a próxima semana para orientar sobre as formas de evitar a proliferação dos roedores.
O médico veterinário do CCZ, Hiram Furtado, destaca o que o cidadão precisa fazer para ajudar a Prefeitura de Vitória no combate aos roedores.
"Acondicionar o lixo corretamente em sacos plásticos e em latas tampadas; colocar o lixo na rua somente na hora que o coletor passa para recolher; vedar frestas ou vãos que possam servir de passagem para ambientes internos; manter terrenos baldios limpos e murados; vistoriar garagens e sótãos; recolher o prato de comida de cachorros e gatos após os animais se alimentarem; e não acumular entulhos. Esses são os cuidados que devemos tomar", disse.
Apesar do veneno ser colocado nos bueiros de toda a cidade, os roedores se reproduzem com muita rapidez, havendo condições ideais de alimentação e abrigo. Uma única fêmea pode gerar até 12 filhotes, num período de gestação de 19 a 22 dias.