Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Centro Cultural Carmélia Maria de Souza entregue à população capixaba

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Inauguração da sala onde serão arquivados os projetos realizados na Lei Rubem Braga
O lugar abriga a nova sede da Lei Rubem Braga de incentivo à cultura, com espaço para biblioteca com o acervo de livros, CDs, DVDs e outros produtos

Alegria e emoção reunidas na reinauguração do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza à população de Vitória. O espaço, sob administração da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) desde 2010, passou por reformas e está em pleno funcionamento.

O lugar abriga a nova sede da Lei Rubem Braga de incentivo à cultura, com espaço para biblioteca com o acervo de livros, CDs, DVDs e outros produtos culturais que são resultados de projetos contemplados. No local funciona ainda um telecentro voltado a pesquisas escolares e/ou acadêmicas para uso da comunidade.

O Carmélia conta também o teatro José Carlos Oliveira, que comporta 400 pessoas sentadas e oferece quatro camarins aos artistas. Ao lado, há uma sala disponível para ensaios de grupos e companhias capixabas. A agenda para utilização é controlada pela coordenadora do espaço e pode ser encontrada no local.

Homenagem

O projeto Palco Aberto, criado em 2006 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi retomado pela Semc. Vinculado à Lei Rubem Braga, abrigará atividades como lançamento de livros, CDs, DVDs, espetáculos de teatro, ópera, circo, dança e exposições de artesanato, entre outras expressões artísticas.

Palco Aberto agora é acompanhado pelo nome de sua idealizadora, Rosilda Falcão. A produtora cultural (já falecida) era uma entusiasta da cultura popular e muito querida pelos artistas capixabas.

Ao falar sobre a homenageada, o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, chegou a se emocionar e relembrou a época em que esteve à frente da Estação Porto como coordenador.

Marcos Salles
Reabertura do teatro Carmélia
O prefeito João Coser destacou a importância da reinauguração do Centro Cultural Carmélia

"Em todas as atividades que realizávamos na Estação Porto, Rosilda estava presente. E era sempre uma das primeiras a chegar com seu sorriso. Ela acreditava e amava aquilo que fazia". O secretário destacou ainda a importância do Carmélia para a cultura da cidade e do Estado dentro de um conjunto de espaços culturais.

O prefeito  João Coser destacou o envolvimento de Rosilda Falcão com o cenário cultural capixaba, um exemplo a ser seguido. "Rosilda contribuiu para o fortalecimento da cultura em nossa Cidade", reconheceu.

João Coser destacou ainda a importância da reinauguração do Centro Cultural. "Estamos nos apropriando dos espaços culturais. Temos capacidade e disposição para dinamizá-los. Nosso desejo é fortalecer a cultura e os artistas capixabas", afirmou.