Publicada em 20/12/2011, às 11h24
Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui
Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos vai passar a funcionar 24 horas

A partir desta quarta-feira (21), o Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos (CPTT) começa a funcionar 24 horas para atendimento a usuários de álcool e outras drogas.
A ação faz parte da Política Municipal de Atenção aos Usuários de Drogas, que será lançada às 14 horas pelo prefeito João Coser e pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin.
A nova política tem como objetivo ampliar a oferta de ações de cuidado e assistência aos usuários de álcool crack e outras drogas, garantindo o acesso universal ao tratamento de qualidade com abordagem intersetorial e interdisciplinar na lógica de redução de danos e fortalecer as ações voltadas à prevenção dos problemas ligados ao uso de drogas, ao tratamento e à reinserção social dos usuários de álcool, crack e outras drogas.
Novas ações
Entre as ações que serão desenvolvidas pelo município está a ampliação da capacidade de tratamento do CPTT, que passa a funcionar 24 horas, permitindo a oferta de cuidado mais intensivo para usuários com quadros leves e moderados que estejam em acompanhamento no serviço.
Além disso, também será possível a implantação de serviços de atenção residencial de caráter transitório, para acolhida temporária de crianças e adolescentes em tratamento ligado à área de drogas, nos serviços da rede municipal e leitos de apoio para permanência temporária em ambiente protegido;
E, ainda, a implantação de um novo Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas, que está sendo construído, em São Pedro, com previsão de inauguração em 2012, além da ampliação das ações do Consultório Móvel de Rua para abordagem e cuidado aos usuários em situação de extrema vulnerabilidade que vivem em situação de rua. Neste ano de, a equipe do consultório de rua já abordou 186 pessoas.