Publicada em 13/11/2013, às 12h08
Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi
Centro Municipal de Especialidades faz ação de combate ao diabetes nesta quinta

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a prevenção e o tratamento adequado, é celebrado nesta quinta-feira (14) o Dia Mundial do Diabetes. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro Municipal de Especialidades (CME), preparou uma mobilização para alertar a população sobre a doença nesse dia: prevenção, detecção, tratamento e qualidade para evitar complicações mais severas.
A partir das 8 horas, serão feitas abordagens a todos os usuários do CME, testes de glicemia e orientações sobre a doença, de forma a esclarecer o que deve ser feito para prevenir e também tratar o diabetes.
A endocrinologista do Centro de Especialidades Carmen Dolores Gonçalves Brandão explicou que realiza ações e acompanhamento dos diabéticos durante todo o ano, mas que datas como essa são sempre importantes. "Essa é uma doença silenciosa e, na maioria das vezes, as pessoas não sabem que são portadoras e, quando descobrem, o quadro já está agravado. Por isso, a mobilização é sempre importante, bem como as consultas de rotina, pois somente o médico, através da consulta aliada aos exames laboratoriais, pode detectar a doença e definir o tratamento adequado, evitando complicações e melhorando a qualidade de vida do paciente".
Diabetes

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue, para a qual ainda não existe cura definitiva. No entanto, existem vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do paciente. Para isso, basta procurar a unidade de saúde do bairro onde mora.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença está entre as cinco que mais matam no país, chegando cada vez mais ao topo do ranking. De 2000 a 2010, a doença foi responsável por mais de 470 mil mortes no Brasil. Nesse período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.
O Centro Municipal de Especialidades fica na avenida Dário Lourenço de Souza, nº 120, Mário Cypreste (em frente ao Tancredão).