Publicada em 13/11/2013, às 12h08

Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi

Centro Municipal de Especialidades faz ação de combate ao diabetes nesta quinta


André Luiz Silva Sobral
Alerta sobre diabetes
Usuários do Centro Municipal de Especialidades passarão por exames para detectar se têm diabetes

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a prevenção e o tratamento adequado, é celebrado nesta quinta-feira (14) o Dia Mundial do Diabetes. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro Municipal de Especialidades (CME), preparou uma mobilização para alertar a população sobre a doença nesse dia: prevenção, detecção, tratamento e qualidade para evitar complicações mais severas.

A partir das 8 horas, serão feitas abordagens a todos os usuários do CME, testes de glicemia e orientações sobre a doença, de forma a esclarecer o que deve ser feito para prevenir e também tratar o diabetes.

A endocrinologista do Centro de Especialidades Carmen Dolores Gonçalves Brandão explicou que realiza ações e acompanhamento dos diabéticos durante todo o ano, mas que datas como essa são sempre importantes. "Essa é uma doença silenciosa e, na maioria das vezes, as pessoas não sabem que são portadoras e, quando descobrem, o quadro já está agravado. Por isso, a mobilização é sempre importante, bem como as consultas de rotina, pois somente o médico, através da consulta aliada aos exames laboratoriais, pode detectar a doença e definir o tratamento adequado, evitando complicações e melhorando a qualidade de vida do paciente".

Diabetes

André Luiz Silva Sobral
Alerta sobre diabetes
Teste de glicemia será aplicado no CME para ajudar na prevenção ao diabetes

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue, para a qual ainda não existe cura definitiva. No entanto, existem vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do paciente. Para isso, basta procurar a unidade de saúde do bairro onde mora.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença está entre as cinco que mais matam no país, chegando cada vez mais ao topo do ranking. De 2000 a 2010, a doença foi responsável por mais de 470 mil mortes no Brasil. Nesse período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.

O Centro Municipal de Especialidades fica na avenida Dário Lourenço de Souza, nº 120, Mário Cypreste (em frente ao Tancredão).

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)