Publicada em 05/07/2021, às 13h37
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Luís Oliveira
Cmei no Bairro da Penha promove oficina de massagem Shantala para famílias

Você já ouviu falar da palavra Shantala? Trata-se de uma massagem milenar indiana voltada para bebês e crianças de até sete anos. A técnica traz vários benefícios para os pequenos, como o aumento da imunidade, o desenvolvimento de autonomia e autoconfiança e, principalmente, o fortalecimento do vínculo dos pais com a criança.
Pensando nisso, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sophia Musengny Loureiro, no bairro Da Penha, promoveu uma tarde de oficina de massagem Shantala com famílias e crianças dos grupos 1 e 2.
Como elas estão sendo atendidas apenas no ensino remoto emergencial, a equipe escolar teve a iniciativa de propor uma atividade para fortalecer a interação e os vínculos entre família e escola.
Vínculo
Os trabalhos foram coordenados pelas professoras Luciane Quintiliano, Alesandra Del Piero e Luziane Del Piero, também contando com a participação de todos os profissionais da equipe pedagógica. O local escolhido para a atividade foi o Horto de Maruípe, "quintal" da unidade de ensino.
Todos os protocolos de biossegurança e de convivência foram seguidos.
"Compreendemos que é importante estabelecer o vínculo entre a escola e as famílias, e, mesmo durante todo o trabalho remoto, nos mantivemos presentes por meio de interações em lives e grupos de WhatsApp", destacou a diretora do Cmei, Clezya Sales.
"Nós sentimos a necessidade de resgatar a proximidade com nossas crianças dos grupos 1 e 2 e, assim, manter o ‘link’ de afeto e até mesmo conhecê-los pessoalmente, pois, até então, o contato era apenas virtual", completou.
Satisfação

Foi uma tarde prazerosa, com cantigas de roda e brincadeiras. A técnica da massagem Shantala foi ensinada em um passo a passo para que as famílias façam com as crianças ao longo de toda sua infância. A mãe do pequeno Theo, Rafaela Fajoli, aprovou a atividade.
"A atividade foi maravilhosa, as professoras acolheram muito bem tanto nós, mães, como as crianças. Tudo muito bem organizado e seguro, ao ar livre. A oficina também foi muito objetiva e clara, e deu para ver o cuidado e a dedicação da equipe com as nossas crianças", elogiou.
Micaela Silva, mãe do Rael, destaca que o pequeno gostou da atividade e de conhecer os futuros coleguinhas de sala.
"Foi uma tarde muito legal de integração com toda a equipe, o Rael adorou a atividade e pôde conhecer, mesmo que de longe, os futuros coleguinhas. Nós, como pais, também amamos, e estamos gratos por esse dia e por essa iniciativa, saímos com o coração cheio de amor e carinho", destacou a mãe.
Projeto institucional
A ação integra o projeto institucional da unidade. Com o tema "Muito Além dos Muros da Escola: Brincadeiras, descobertas e aprendizagens em tempos de pandemi"", o objetivo é de promover vivências, percepções e conhecimentos para além do espaço escolar, como uma forma de explorar e conhecer outros ambientes, saberes, fazeres e linguagens por meio da arte, das cantigas e das brincadeiras.