Imprensa
Cmei Zélia Viana Aguiar distribui kits individuais e promove ambiente acolhedor
Publicada em
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Luís Oliveira


A colaboração e a parceria entre escola e família têm sido um sucesso no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zélia Vianna de Aguiar, em Santa Luiza. A equipe da unidade de ensino recebeu a comunidade escolar com muito afeto, carinho e também com muita organização. Todos os profissionais se mobilizaram para garantir o acolhimento e a segurança das crianças e famílias.
A primeira novidade para os pequenos foi a entrega dos materiais que estão sendo utilizados no cotidiano escolar. Eles foram divididos em kits individuais, contendo brinquedos, massinhas de modelar e demais materiais pedagógicos.
O pátio passou por adequações e foi revitalizado para facilitar a realização de atividades individuais, como amarelinha, caracol e formas geométricas pintadas no chão, de forma que as crianças possam brincar mantendo o distanciamento.
Parceria
A diretora do Cmei, Luciana Braido, destacou a proximidade com as famílias durante todo o período de ensino remoto emergencial até o retorno às aulas presenciais.
"Foi um retorno tranquilo e com bastante expectativa por parte das crianças e das famílias, que realizaram um trabalho de parceria com a escola. Cada turma foi dividida com, no máximo, nove alunos e organizada por cores para facilitar o distanciamento entre as crianças", destacou.
Segurança
Antes mesmo do retorno ao presencial, a equipe escolar já vinha fazendo um trabalho de conscientização acerca dos protocolos de biossegurança e de convivência, com o objetivo de promover um retorno seguro para todos.
O Cmei manteve contato direto com as famílias por meio de grupos de WhatsApp, pela plataforma AprendeVix e também pela página do Cmei no Instagram, criada para facilitar o contato e a interação com as famílias.
"Conforme o retorno se aproximava, nós começamos a postar as orientações e os protocolos de biossegurança. Já na escola, foram realizadas conversas em cada turma com o objetivo de garantir uma boa convivência entre as crianças e a escola e, ainda, para esclarecer possíveis dúvidas e questionamentos por parte delas”, contou a diretora Luciana.
Atividades remotas
Para as famílias que optaram por não levar as crianças para a escola neste primeiro momento, o Cmei mantém todo o suporte para a realização de atividades e entrega roteiros de estudo.
"Para além do retorno presencial, garantimos ainda as modalidades virtual e impressa, mantendo as atividades diárias na plataforma AprendeVix para as famílias que optaram pelo remoto e, ainda, para aquelas crianças que não têm acesso à internet, são ofertadas as atividades impressas retiradas na escola a cada 15 dias", pontuou.

