Publicada em 15/06/2016, às 12h59 | Atualizada em 15/06/2016, às 13h19
Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Maria Angela
Coapes propõe ações para a qualificação da formação para o SUS


Docentes, estudantes, usuários, gestores e profissionais da saúde participaram do Encontro Preparatório para Implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes), nesta quarta-feira (15), na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus).
O encontro teve como objetivo socializar e qualificar a discussão sobre a implantação do Coapes em Vitória. Trata-se de um dispositivo ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Educação Superior que se propõe a operacionalizar os processos de negociação, tomada de decisões e contratualização de ações que materializam a integração ensino-serviço-comunidade.
O Encontro Preparatório é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Etsus Vitória, e conta com a participação do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), do Conselho Municipal de Saúde, além de técnicos e gestores dos municípios da Serra e Vila Velha.
Durante a programação, houve painel, palestra e grupos temáticos, que aprofundarão as discussões na direção do fortalecimento dos serviços de saúde ofertados aos munícipes.
A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou a importância do evento:
"É um momento muito importante de envolver todos os atores na forma de construirmos o nosso Sistema Único de Saúde (SUS). O Coapes consegue envolver mais atores e gestores, além de ajudar na formação e na preparação dos alunos para o SUS. Precisamos fazer com que os nossos estudantes se encantem com os serviços ofertados, através da Rede Bem Estar, e fazer acreditar que SUS dá certo, conta com profissionais competentes e tem bons equipamentos".
A coordenadora da Integração Ensino-Serviço da Semus, Tânia Mara Machado, disse que o evento ajuda a organizar a oferta de serviços de saúde. "Este evento irá fortalecer a organização da integração ensino, serviço e comunidade com as ações desenvolvidas nas unidades de saúde. Essas ações fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificam o trabalho nos serviços prestados, como também promove a inserção dos estudantes na prática".
Integração
"O Coapes irá organizar as relações das instituições de ensino com a rede de serviço. Quando temos um instrumento de organização, isso é muito importante para a instituição, pois começa a estabelecer normas, regras e contrapartidas, ou seja, como as instituições de ensino vão ocupar a nossa rede. O impacto é positivo para organizar os alunos e os serviços que irão recebê-los. A possibilidade é de uma maior integração entre os servidores das unidades de saúde, professores e estudantes, e quem ganha com isso é o usuário, que terá um serviço de maior qualidade", explicou a gerente da Etsus, Regina Diniz.
O estudante do 7º período de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Otávio Caliari Lima, que é membro do Diretório Central dos Estudantes, acredita que o evento irá contribuir para a integração do SUS.
"Estamos participando integralmente da formação do Coapes, que é fundamental para o SUS. Colocamos em pauta todas as nossas reivindicações: como irá funcionar a questão do supervisor, onde nós, alunos, devemos estar inseridos e demais reivindicações a serem questionadas. Quando temos estudantes de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Fisioterapia envolvidos, temos mais pessoas para atender e suprir uma demanda do sistema".

