Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Coapes propõe ações para a qualificação da formação para o SUS

Publicada em | Atualizada em

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Maria Angela


Paula Bourguignon
Encontro Coapes
Etsus sediou Encontro Preparatório para Implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Serviço
Paula Bourguignon
Encontro Coapes
Secretária Daysi Behning destacou que o Coapes contribui para ajudar na qualificação da formação para o SUS

 

Docentes, estudantes, usuários, gestores e profissionais da saúde participaram do Encontro Preparatório para Implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes), nesta quarta-feira (15), na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus).

O encontro teve como objetivo socializar e qualificar a discussão sobre a implantação do Coapes em Vitória. Trata-se de um dispositivo ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Educação Superior que se propõe a operacionalizar os processos de negociação, tomada de decisões e contratualização de ações que materializam a integração ensino-serviço-comunidade. 

O Encontro Preparatório é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Etsus Vitória, e conta com a participação do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), do Conselho Municipal de Saúde, além de técnicos e gestores dos municípios da Serra e Vila Velha.

Durante a programação, houve painel, palestra e grupos temáticos, que aprofundarão as discussões na direção do fortalecimento dos serviços de saúde ofertados aos munícipes.

A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou a importância do evento:
"É um momento muito importante de envolver todos os atores na forma de construirmos o nosso Sistema Único de Saúde (SUS). O Coapes consegue envolver mais atores e gestores, além de ajudar na formação e na preparação dos alunos para o SUS. Precisamos fazer com que os nossos estudantes se encantem com os serviços ofertados, através da Rede Bem Estar, e fazer acreditar que SUS dá certo, conta com profissionais competentes e tem bons equipamentos".

A coordenadora da Integração Ensino-Serviço da Semus, Tânia Mara Machado, disse que o evento ajuda a organizar a oferta de serviços de saúde. "Este evento irá fortalecer a organização da integração ensino, serviço e comunidade com as ações desenvolvidas nas unidades de saúde. Essas ações fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificam o trabalho nos serviços prestados, como também promove a inserção dos estudantes na prática". 

Integração

"O Coapes irá organizar as relações das instituições de ensino com a rede de serviço. Quando temos um instrumento de organização, isso é muito importante para a instituição, pois começa a estabelecer normas, regras e contrapartidas, ou seja, como as instituições de ensino vão ocupar a nossa rede. O impacto é positivo para organizar os alunos e os serviços que irão recebê-los. A possibilidade é de uma maior integração entre os servidores das unidades de saúde, professores e estudantes, e quem ganha com isso é o usuário, que terá um serviço de maior qualidade", explicou a gerente da Etsus, Regina Diniz.

O estudante do 7º período de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Otávio Caliari Lima, que é membro do Diretório Central dos Estudantes, acredita que o evento irá contribuir para a integração do SUS.

"Estamos participando integralmente da formação do Coapes, que é fundamental para o SUS. Colocamos em pauta todas as nossas reivindicações: como irá funcionar a questão do supervisor, onde nós, alunos, devemos estar inseridos e demais reivindicações a serem questionadas. Quando temos estudantes de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Fisioterapia envolvidos, temos mais pessoas para atender e suprir uma demanda do sistema".

Paula Bourguignon
Encontro Coapes
Regina Diniz explicou que o Coapes irá organizar as relações das instituições de ensino com a rede de serviços de saúde
Paula Bourguignon
Encontro Coapes
Estudante de Enfermagem Otávio Caliari avaliou que o evento irá contribuir para a integração do SUS