Publicada em 15/10/2021, às 12h05

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Rosa Blackman

Coletores de lixo despertam carinho e ganham a amizade do menino Bryan


Divulgação Central de Serviços
Coletores de lixo e Bryan
"Eles são coletores, meus amigos”, disse Bryan, que ganhou um uniforme igual ao dos amigos coletores, feito especialmente para ele. (ampliar)

Quem inspirou a canção “Uma história de amor”, dos compositores Claudio Da Matta Freire e Alvaro Luis Socci, que ficou famosa na voz da dupla Sandy&Junior e Toquinho? Ao conhecer a história de amor do pequeno Bryan Fellype dos Santos de Almeida Lima, de seis anos, pelos coletores de lixo que atuam na região de Resistência, você também afirmaria que ele poderia ser a fonte de inspiração para essa música.

"Eles são coletores, meus amigos”, disse. A admiração é tanta que comoveu a equipe da Central de Serviços, que de forma inédita decidiu homenageá-lo e entregar um uniforme igual ao da equipe para o garoto.

Bryan, que é uma criança com autismo, criou sua própria rotina de ir até a varanda da casa, todos os dias, aguardar a chegada do caminhão da coleta domiciliar, feita pela Prefeitura de Vitória. Do alto da sacada, o pequeno saúda os coletores: “Amigo! Amigo! Meu amigo. Motorista! Oi, amigão!”, fala que Bryan fez questão de repetir na manhã desta quinta-feira (14), ao receber o uniforme e conhecer de perto o caminhão dos coletores – Gabriel Luiz, Bruno de Jesus, John Wesley Robson Canuto e Eduardo Pereira, o motorista.

Alegre e visivelmente emocionada, a família do menino Bryan contou como nasceu essa história de amor por esses coletores. “Desde os três anos de idade, o Bryan demonstrava admiração pelos garis (sic) ops! coletores”, disse Liliane Alice dos Santos de Almeida, a mãe da criança. Mas, nos últimos tempos quando viemos morar aqui, em Vitória, no bairro Alto Resistência, é que criou essa ligação de amor e amizade”, contou.

Segundo a tia do menino, Larissa dos Santos Almeida, é só ouvir o barulho do caminhão que ele sai correndo para ver os amigos.

“Acho que, como aqui em Vitória existe uma rotina, o caminhão passa todos os dias entre 9h30 e 10 horas, ele já sabe. Então, ele acorda e vai correndo esperar na varanda. Os coletores são amorosos com ele, são comunicativos, cumprimentam e brincam. Acho que foi assim que ele pegou amor pelos coletores”, disse acreditar a avó Sirleide Jesus dos Santos Almeida. Dona Sirleide chegou a dizer que entre brincar no parque e correr atrás do caminhão junto com os amigos coletores, sem dúvidas, o Bryan escolhe ficar com os amigos da coleta domiciliar.

Para os coletores, a declaração de amor e admiração do Bryan pela equipe e pela profissão que realizam é muito gratificante. “Toda vez que alguma pessoa nos enxerga com respeito e nos reconhece como profissionais, trabalhadores nos faz bem. Agora, vindo de uma criança é muito mais impactante e importante. Eu tenho orgulho do meu trabalho”, comentou o motorista, Eduardo Pereira, que há sete anos atua na profissão, o mais antigo na equipe.

O secretário da Central de Serviços, secretaria responsável pelos serviços de limpeza e manutenção da cidade, Leonardo Amorim, disse que a história do menino Bryan traz ainda mais responsabilidade para a secretaria. “Percebemos que nosso trabalho é ainda mais gigante. Nosso papel vai além de manter a cidade limpa e organizada. Estamos construindo história, relações de gratidão, de respeito ao próximo e inspirando novas gerações”, comentou Amorim.

Coletores de Lixo - Bryan
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)