Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Com novas ciclovias, bikes entram na rotina de trabalho e lazer dos moradores

Publicada em | Atualizada em

Por Janete Carvalho, com edição de Kennya Gava


Yuri Barichivich
O prefeito e vários ciclistas descerram a placa de inauguração da ciclovia sobre a Ponte de Camburi
O prefeito anunciou o lançamentos de edital de licitação, dia 15 de dezembro, para instalar estações de compartilhamento de bicicletas
Yuri Barichivich
O atleta Sigmar Rangel com a esposa Ângela Gaiva Ferro, na ciclovia sobre a Ponte de Camburi
Sigmar Rangel ama a sensação de liberdade sobre a bicicleta e Ângela Ferro usa a bike diariamente para ir de casa para o trabalho

Acordar cedo, pegar a bicicleta e sair pedalando já é rotina na vida de muitos moradores de Vitória, que contam com um novo trecho de ciclovia, ligando a orla de Camburi à Praça dos Namorados, na Praia do Canto. A inauguração do trecho de 650 metros foi na manhã deste domingo (7).

Diante de vários ciclistas, o prefeito Luciano Rezende anunciou que será lançado, pela Prefeitura de Vitória, em 15 de dezembro, um edital de licitação com o objetivo de instalar estações de compartilhamento de bicicletas, a fim de estimular o uso das bikes por mais gente. “Queremos que Vitória seja a Capital da bicicleta”, destacou.

O prefeito e toda a família - a esposa Marina e os filhos Artur e Davi -, foram pedalando, do bairro Santa Helena, passando pela nova ciclovia, até o local da solenidade ao ar livre, no Píer de Iemanjá, na avenida Dante Michelini. Após descerrar a placa inaugural, o prefeito e os participantes fizeram o passeio na ciclovia. 

Liberdade e lazer

A sensação de liberdade no ato de andar de bicicleta é apreciada por todos. “Considero a liberdade a melhor sensação quando estou passeando de bicicleta. Sou fanático, tenho seis bikes no meu apartamento”, contou o morador da Serra, Sigmar Rangel, 62 anos, atleta, que estava com a esposa Ângela Gaiva Ferro, ambos com os equipamentos necessários para pedalar com segurança.

De bicicleta, ela percorre diariamente 7 km do bairro onde mora, São Diogo, para trabalhar em Jardim Camburi. “No domingo é melhor, porque é puro lazer”, comentou ela, que já emagreceu de 78 para 60 kg ao longo de dois anos com essa rotina.

A dedicação aos passeios de bicicleta é expressiva para um grupo de 20 empresários que residem em Vitória. Eles marcam para sair cedo aos domingos e percorrem longos trechos. “Essa rotina faz parte da minha vida há anos e trouxe a vantagem de unir os amigos, entre eles algumas celebridades da Capital”, contou o empresário Paulo Panagucci, morador do bairro Mata da Praia.

Fábio Muniz Freitas, engenheiro civil, e Devaldir Teixeira, professor de Geografia, aos domingos, passeiam de bicicleta e, muitas vezes, levam máquina fotográfica para registrar as belas paisagens que encontram pelo caminho. Durante a semana, eles usam a bicicleta como meio de transporte.

“Faço 24 km por dia, indo e voltando de Jardim Camburi à Ilha de Santa Maria para meu trabalho”, disse Fábio, acrescentando que toma todo cuidado com o trânsito nos trechos sem ciclovias e com os pedestres.

“Andar de bicicleta é agradável, economiza gasolina e evita ficar preso nos engarrafamentos”, destacou Devaldir. Ele vendeu o próprio carro para usar apenas a bicicleta como transporte e lazer há sete anos. “Moro e trabalho em Jardim Camburi. Então fica mais fácil me locomover sem o estresse do trânsito”, ressaltou.

Matéria relacionada:

Ciclovia sobre a Ponte de Camburi representa mais mobilidade para ciclistas

Yuri Barichivich
Seis empresários ciclistas, na ciclovia da orla de Camburi
Empresários, eles saem cedo aos domingos e percorrem longos trechos. Essa rotina trouxe a vantagem de unir os amigos
Yuri Barichivich
prefeito Luciano Rezende andando de bicicleta na ciclovia da Ponte de Camburi
O prefeito Luciano Rezende, a esposa Marina e os filhos Artur e Davi foram e voltaram pedalando, de Santa Helena a Camburi