Publicada em 14/12/2022, às 12h30

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Concurso de desenhos reforça vínculo entre estudantes e Unidade de Ensino


Foto Divulgação
Emef IJSSL - Concurso de Desenho
Foto Divulgação
Emef IJSSL - Concurso de Desenho

Construir sentimentos de pertencimento por parte dos estudantes ao ambiente escolar, considerando que eles ficaram praticamente dois anos afastados da escola devido à pandemia. Para (re)conectá-los à unidade de ensino, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Emef) Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, na Ilha de Santa Maria, criou o Concurso Arte na Escola, para que os estudantes pudessem soltar a imaginação desenhando.

O projeto foi pensado pelos professores Diana Lima e Felipe Fernandes, dentro da iniciativa da Gincana Comunidade Educativa, promovida pela organização Rede Escolaí, dentro do passo "Sucesso na Escola". O objetivo era proposta estimular o protagonismo estudantil, a criatividade dos estudantes, a competição saudável e a autoestima quanto a suas habilidades. Os professores acreditaram que, ao ver suas artes expostas nas paredes da escola, isso ajudaria na promoção de um sentimento de pertencimento àquele local, como se estudantes e suas criações também pudessem integrar tal ambiente de forma mais natural.

A ideia deu tão certo que já há expectativa para o próximo ano. "Achei legal participar do concurso, mesmo que tenha ficado um pouco nervoso já que havia vários participantes concorrendo junto. Mas foi bom e espero que aconteça ano que vem também", disse o estudante Matheus Lopes dos Santos João, do 7º ano A.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Denize Lannes, dentre os benefícios para os estudantes, ao participarem do projeto, tinha-se o estímulo à criatividade e à autoestima, além do desenvolvimento de habilidades motoras, como a coordenação fina. A atividade permitiu ainda o emprego de conhecimentos trazidos pelas aulas de Artes, promovendo também o pensamento em etapas e o desenvolvimento de estratégias mentais para a solução de uma tarefa. Tudo isso feito de forma lúdica.

"Avalio a atividade como sendo um sucesso! A adesão foi grande e os estudantes ficaram muito empolgados. Vi o mural dos desenhos e percebi o talento de cada participante. Na Avaliação Institucional foi indicada a continuidade do concurso", destacou a diretora Denize Lannes.

O projeto

O concurso foi aberto a todos os 475 estudantes de todas as turmas dos turnos matutino e vespertino. Ao final, houve 105 inscrições formais, mas o número de artes entregues foi de 124. Devido às limitações de espaço, ocorreu uma pré-seleção na qual 70 desenhos foram escolhidos para serem expostos.

O projeto contou com a ajuda dos professores de Artes dos dois turnos, que estimularam os estudantes a produzirem seus desenhos para participar do concurso. Ao longo do processo, os estudantes sempre se mostraram engajados e entusiasmados para produzir trabalhos e participar do concurso. Eram comuns perguntas sobre quando começariam as próximas etapas do concurso, ou quando se iniciaria a exposição e a votação.

Uma vez expostos os desenhos nos murais, a atenção dos estudantes foi imediatamente atraída para eles e conversas empolgadas ocorreram sobre os melhores ou possíveis ganhadores.

Uma semana após a exposição, os estudantes foram convidados a votar em suas artes favoritas. Cada desenho foi identificado com um número para manter o anonimato dos autores e evitar que o concurso se tornasse uma disputa de popularidade. A votação também foi dividida por segmento e restringiu-se a um voto por cada estudante. Por fim, houve a apuração dos votos e premiação do primeiro e segundo lugar com kits de desenho.

A diretora Denise destacou ainda que o projeto do Concurso de Desenhos buscou também tratar de problemas como a indisciplina, que pode ser encarada como resultado de um processo de dissociação dos estudantes do espaço escolar. Dessa forma, para ela, a manutenção dos murais com as artes por prolongado período de tempo demonstrou que os estudantes podem sim construir identificação com o espaço da escola e então respeitá-lo.

Conheça os vencedores do concurso

Categoria 1º ao 4º ano

  • 1º lugar: Antony Rodrigo Araújo da Silva, 4º ano B
  • 2º lugar: Lucas do Socorro Ferreira Sobreira, 4º ano A

Categoria 5º ao 9º ano

  • 1º lugar: Kaleb Saiber da Silva, 5º ano B
  • 2º lugar: Elias Guedes de Oliveira Junior, 9º ano B
Foto Divulgação
Emef IJSSL - Concurso de Desenho
Foto Divulgação
Emef IJSSL - Concurso de Desenho
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)