Imprensa
Conferência discute desafios e propostas para as pessoas com deficiência
Publicada em | Atualizada em
Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações direcionadas à pessoa com deficiência, foi realizada a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta quarta-feira (15), na Faculdade Salesiana. Na ocasião, foram apresentadas políticas públicas para aprimorar e solucionar as problemáticas vivenciadas por esse público diariamente.
Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Conselho Municipal em Defesa Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped) e Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Espírito Santo (Condef) estiveram presentes para discutir o tema "Os Desafios na Implementação da Política com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos".
O secretário municipal de Assistência Social, Marcos Marinho Delmaestro, disse que a proposta da conferência é fortalecer o diálogo. "É importante fortalecer o diálogo e entender as políticas públicas que estão sendo feitas para garantir os direitos da pessoa com deficiência, além de discutir o que precisa ser melhorado a nível municipal e estadual".
A secretária municipal de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, disse que a gestão já está cuidando das questões ligadas às pessoas com deficiência. "Estamos trabalhando nas notificações e atuando na fiscalização de prédios públicos e próprios para regularizar cada calçada e suas especificações para melhor atender os munícipes".


Construção de propostas
A gerente da Casa dos Conselhos, Geruza Ster Vieira Narciso, ressaltou a importância do evento. "É um espaço de escuta, de avaliação e de construção de propostas para assegurar o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência na perspectiva do diálogo e da intersetorialidade das políticas públicas".
Inclusão
O presidente do Comped, Rogério Eller, afirmou que a proposta é a inclusão de todos os munícipes na sociedade. "O que queremos hoje é a inclusão de todas as pessoas. Todos têm o direito de vida ativa na sociedade. Atualmente, somos 46 milhões de cadeirantes no Brasil. Todos devemos ter o direito de estudar e trabalhar, além de ter acesso a infraestrutura adequada, segurança, transporte e hospital de qualidade".
O vice-presidente do Comped, Jorge Rodrigues, acredita que a conferência traga resultados efetivos. "Está escrito na Constituição Federal que todos têm o direito de ir e vir. Então, queremos que a pessoa com deficiência tenha autonomia, não dependa tanto da ajuda de terceiros".
Representante do Conselho Nacional do Direito das Pessoas com Deficiência (Conad), Luiz Cláudio Pereira ponderou: "Queremos mobilizar as pessoas a se conscientizarem mais dos seus direitos".
Respeito
O casal Taís Von e Humberto Cristelli participou do evento e pediu mais respeito. "O deficiente precisa ser mais respeitado. Às vezes, precisamos contar com a ajuda dos outros nas ruas", disse Humberto.
Alzemira Ribeiro Santos, 54, que é deficiente visual, faz aula de música e massagem, pois acredita que não pode ficar ociosa. "Não gosto de depender de ninguém. De manhã, vou tomar injeção no hospital, porque tenho diabetes. Faço aulas de massagem, aprendi a alongar, mexer meus músculos, minha cabeça e meu corpo todo".
José Olympio Rangel Barreto participa do movimento organizado de valorização da acessibilidade e destaca a importância do evento. "Queremos o direito de ir e vir e de acessibilidade a todos".
Programação
Houve uma reprogramação da apresentação dos eixos temáticos da Conferência Municipal, que serão apresentados nesta sexta-feira (17), a partir das 8 horas, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na rua João Bastos Vieira, Ilha de Santa Maria. Veja aqui.
- Eixo I: Gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional;
- Eixo II: Órgãos gestores e instâncias de participação social;
- Eixo III: A interação entre os poderes e os entes federados.
Na ocasião, acontecerão também as deliberações e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

