Corpo e palavra segundo o francês Antonin Artaud são temas de palestras na Fafi
Publicada em
Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semc
Wilson Coelho e Gilbert Chaudanne farão palestras sobre o pensamento do escritor francês Antonin Artaud
Pesquisadores e amantes do teatro terão neste sábado (23), a partir das 16 horas, na Fafi, a oportunidade de conhecer um pouco mais o pensamento do escritor francês Antonin Artaud (1896-1948), especialmente sua visão sobre o corpo. O assunto será apresentado em palestras do artista plástico francês Gilbert Chaudanne e do dramaturgo e escritor Wilson Coêlho.
Gilbert Chaudanne abordará o tema "O que é corpo, Sr. Artaud?" e Wilson Coêlho, "A carne se faz verbo". Segundo Chaudanne, o corpo, na literatura em geral, não se manifesta como algo em si ou como uma entidade em si, mas é visto numa certa perspectiva bem definida, como corpo erótico, corpo doente, corpo esportivo, corpo aleijado.
"Mas cadê o corpo-corpo? É o que Antonin Artaud tentou fazer e esse 'tentar fazer' não é dar uma linguagem ao corpo, é deixar o corpo falar e até se renegar como corpo, e aí é o surgimento do justamente tão falado 'corpo sem órgãos', que é o que vou tentar responder na medida do possível e do impossível", adiantou Chaudanne.
"Palavra: uma pá que lavra"
"O sentido da palavra, em Artaud, se dá na não-palavra, ou seja, para que a palavra exista, faz-se necessário que a mesma se despoje de sê-la enquanto tal. Em certo sentido, dá-se como um existencialismo, considerando que, ao se fazer palavra, a palavra não se sustenta de uma função ou um significado a priori. A palavra é uma pá que lavra, é uma pá diante de um terreno baldio e desconhecido da existência", explica Wilson Coêlho.
"Se a carne se faz verbo, não se trata do verbo como uma palavra em si, mas do verbo em movimento, através da palavra-ação (palavração), palavra-sopro, essa palavra carne que se faz linguagem", completou.
Serviço
Palestras sobre o corpo e a palavra em Antonin Artaud
Onde: Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi – Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro