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Crianças exploram o fundo do mar com projeto LEGO

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Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Crianças do CMEI TI Carlos Alberto Martinelli exploram o fundo do mar com projeto LEGO
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Crianças do CMEI TI Carlos Alberto Martinelli exploram o fundo do mar com projeto LEGO

O Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Carlos Alberto Martinelli de Souza, localizado no bairro Gurigica, realizou a culminância do projeto LEGO com a participação das crianças do Grupo Integral 6. Desde o início do ano, a turma foi envolvida na temporada Submerged, da First Lego League, explorando temas ligados aos oceanos por meio de atividades que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.

A iniciativa faz parte de um programa organizado pelo Instituto Positivo, em parceria com a organização norte-americana First e a marca LEGO. O projeto é realizado em escolas de todo o Brasil por meio da First Lego League, um torneio amigável e colaborativo que tem como missão incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico por meio da robótica educacional.

A culminância reuniu as famílias para prestigiar as apresentações dos pequenos, que apresentaram seus projetos com empolgação. A atividade foi coordenada pela professora Dornélia Affonso de Alcântara e pela pedagoga Rebeca Marques de Oliveira Carriço.

Cássio Alves Afonso, do Grupo 6, comemorou sua participação. "Foi muito legal brincar e aprender com meus colegas, saber sobre os peixinhos, o mar. Conheci até o peixe do Nemo", contou.

A professora Dornélia destacou o impacto positivo da experiência. "Foi uma vivência muito enriquecedora. Fiz um levantamento e descobri que 95% das crianças nunca tinham tido contato com LEGO antes. No começo, elas queriam apenas brincar, o que é natural, já que não tinham acesso a esse tipo de material. Todos os dias íamos ao polo participar dos desafios, em uma proposta que unia aprendizado e diversão. Com o tempo, elas foram se envolvendo, interagindo, participando ativamente e aprendendo de verdade. Hoje, quando converso com elas, percebo o quanto absorveram", afirmou.