Publicada em 06/04/2022, às 12h55 | Atualizada em 06/04/2022, às 13h01
Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes
Crianças produzem texto e desenhos após visita à unidade de conservação

Crianças do Grupo 6 matutino do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes, que fica em Jardim Camburi, estiveram no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Mata Paludosa durante a Semana da Água para participar de atividades propostas pelo Centro de Educação Ambiental da unidade de conservação. Com base no conhecimento adquirido, produziram, de forma lúdica e pedagógica, um texto coletivo e desenhos sobre o meio ambiente.
As atividades da Semana da Água foram desenvolvidas dentro do Revis Mata Paludosa e a visita dos estudantes ocorreu no último dia 25 de março. Com base nas orientações recebidas durante a visita, a temática continuou a ser trabalhada com as crianças em sala de aula, que resultou na produção do texto e dos desenhos.

Durante a visita as crianças foram recebidas pelas educadoras ambientais Osnéia Péccoli e Samantha, participaram de uma acolhida e conversaram um pouco sobre a proposta de sensibilização sobre a água. A primeira atividade desenvolvida foi a visita guiada pelo Revis Mata Paludosa, para os estudantes conhecerem o espaço, observarem a nascente do Refúgio e percorrerem toda a drenagem da água até a Mata Paludosa.
No auditório, as crianças foram organizadas para participar da atividade sobre a Bacia Hidrográfica da Grande Vitória, que foi apresentada por meio deum mapa, no qual estavam em evidência os rios que abastecem Vitória: Rio Jucu e o Rio Santa Maria da Vitória. Em seguida, foi realizada uma dinâmica, sobre a quantidade de água no Planeta, para que os estudantes tivessem a percepção de quantidade de água potável que se tem acesso e o quanto é necessário preservá-la.
Para finalizar, as crinaças brincaram com o jogo da memória gigante dos animais da Mata Paludosa, para conhecer e identificar quais são os que pertencem a esse ecossistema pantanoso que tanto necessita de água. As atividades da "Semana da Água" permitiram contato com o Programa Fonte Viva, lançado no passado, para recuperar nascentes e construir fontes públicas na cidade.
Finalizadas todas as atividades no Refúgio, a professora Lilamar e a pedagoga Katia deram continuidade as atividades no Cmei, onde as crianças, contaram sobre os aprendizados, colocando suas percepções, confeccionando desenhos e um texto coletivo para compartilhar com toda a escola os momentos de conhecimento ambiental que tiveram junto aos educadores do Centro de Educação Ambiental Mata Paludosa.