Publicada em 01/04/2022, às 15h50 | Atualizada em 01/04/2022, às 16h00
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luis Oliveira
Cultura circense leva diversão e aprendizado para crianças em Cmei de Vitória


Respeitável público! Hoje tem marmelada? Tem, sim senhor! A manhã desta sexta-feira (1º) começou diferente para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lídia Rocha Feitosa, em Jesus de Nazareth. A equipe escolar preparou para os pequenos, com muito carinho, o espetáculo "O Circo". Teve apresentação de duelo de mágicos, palhaçaria, brincadeiras, música e muito mais.
A gincana certamente foi o momento mais divertido do dia que deixou os pequenos mais eufóricos. Com o auxílio do palhaço Picolé, a equipe escolar proporcionou uma série de brincadeiras interativas e lúdicas. Inclusive, os profissionais da escola fizeram questão de se vestir a caráter, garantindo muita animação e atividades dinâmicas que fizeram a alegria das crianças.
Duelo de mágicos, acerte a boca do palhaço, gincana, pintura facial e danças circenses foram algumas das atividades que tornaram a manhã das crianças mais especial. Por fim, uma dupla do Circo Infinito, convidada pela escola, finalizou a apresentação, com direito a malabarismo, perna-de-pau, monociclo e mais atividades da cultura circense.
Acolhimento
A atividade marcou a conclusão do projeto de acolhida das crianças no ano letivo 2022 e também foi uma homenagem ao Dia Internacional do Circo, celebrado no dia 27 de março.
"Durante os meses de fevereiro e março, usamos a alegria do circo como uma das estratégias do nosso acolhimento. É com muita alegria que hoje nós encerramos a acolhida com esse projeto, recheado de muitas brincadeiras, diversão e sorrisos das nossas crianças", disse a diretora do Cmei, Sanya Silva.


Diversão e aprendizado
No Cmei Odila Simões, em Santa Tereza, as crianças também tiveram um dia repleto de diversão, brincadeiras e aprendizado. Em homenagem ao Dia do Circo, a escola proporcionou um dia cheio de brincadeiras, apresentações lúdicas e muita cultura circense para os pequenos, nos dois turnos.
Os palhaços Picolé e Chulé comandaram a festa e fizeram a alegria da criançada. Teve brincadeira de pintura, piscina de bolinhas, equilíbrio e muitas gargalhadas.
Experiência circense
O Cmei Rubens Duarte de Albuquerque, que fica no bairro Itararé, também não ficou de fora e, em parceria do Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), aproveitou a data comemorativa para levar diversão e novas experiências para as crianças matriculadas na unidade de ensino.
Em nome da equipe pedagógica do Cmei, a pedagoga Bianca Rodrigues explicou que a oportunidade serviu para proporcionar muita alegria para os pequenos, mas também para que eles tivessem experiências com os elementos artísticos.
"Essa atividade teve o intuito de proporcionar às crianças uma experiência significativa, com o incentivo ao acesso à cultura circense evidenciando a ludicidade e a diversão como estratégia de aprendizagem para elas. Principalmente no contexto da pandemia, no qual as crianças foram impedidas de participar de momentos como este", disse.
