Ginásio do DED recebeu Desafio Nacional de Taekwondo neste domingo
Diego Alves
Competição foi disputada nas categorias juvenil, cadete, adulto e master
Cerca de 100 atletas participaram, neste domingo (19), no Ginásio Jones Santos Neves (DED), do Desafio Nacional de Taekwondo. O evento reuniu lutadores dos estados do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, nas categorias juvenil, cadete, adulto e master.
Além da modalidade "Kyorugui" (luta), o evento trouxe "Kyopa" (quebra de madeira) e "poomsae" (luta imaginária). E quem levou a melhor na categoria poomsae foi o mestre Marcus Martins, 39 anos, representante do Rio de Janeiro. Ele pratica essa arte marcial há 18 anos e destacou a importância do evento.
"Iniciativas como esta são fundamentais para divulgar e incentivar este esporte, que vem contribuindo para resgatar muitos jovens e formar cidadãos de bem. Além disso, o evento permite um maior intercâmbio de conhecimento e promove a integração entre os participantes", destaca.
E quem começou logo cedo no taekwondo foi o estudante Bernardo Oliveira Bruschi, 8. Segundo o pai, Julio Cesar Xavier Bruschi, 35, Bernardo sonha ser um lutador profissional. "Desde muito pequeno Bernardo demonstra interesse pela luta. Coloquei ele em outros esporte, mas não teve jeito. É da luta que ele gosta", revelou.
Segundo Julio César, o esporte tem ajudado no seu desenvolvimento. "O comportamento dele melhorou bastante. Ele está mais dedicado na escola e feliz. Eu incentivo porque sei que ele está fazendo o que gosta e os professores trabalham muito a questão da disciplina", disse.
Taekwondo
O termo taekwondo significa "arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Os atletas evoluem por "gubs" (faixas) e, em seguida, por "dans". Cada gub corresponde a uma faixa colorida, sendo 10 delas até chegar à faixa preta. Depois, o atleta evolui para a faixa preta (dan), que corresponde a dignidade, dedicação, postura e liderança.
Diego Alves
Júlio César levou o filho Bernardo para mostrar sua habilidade no taekwondo