Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Descontração marca as aulas de hidroginástica na Curva da Jurema

Publicada em

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Aula de hidroginástica na Curva da Jurema
Aulas de hidroginástica na Curva da Jurema registram grande participação de alunos

Alegria, descontração e muita força de vontade para uma vida mais saudável. Nesta segunda-feira (6), quando é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, 140 alunos participaram da aula de hidroginástica na praia da Curva da Jurema, onde está localizado um dos módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE). O objetivo foi combater o sedentarismo e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças.

O tema foi "Sedentarismo é doença, atividade física é saúde!". "Muitas vezes, as pessoas chegam cheias de dor, por conta do sedentarismo, má postura e, já na primeira aula, notam melhora", disse o técnico esportivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Hildebrando Souza Santos.

As aulas de hidroginástica acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 7 horas, na Curva da Jurema. "O grupo é grande e conseguimos fazer uma coisa bem legal, que é a visível melhora da autoestima dos participantes", comemora o professor.

A aula movimentada e divertida reúne um grupo heterogêneo, com média de idade entre 50 e 65 anos. "Mas temos pessoas de 18 e senhoras de 80 anos".

Turistas

Divulgação Semus
Aula de hidroginástica na Curva da Jurema
Professor Hildebrando Souza Santos orienta os alunos durante os exercícios

As aulas atraem também turistas que se hospedam em hotéis do entorno e pessoas de outros municípios que trabalham em Vitória. "Eles chegam cedo, fazem a aula, tomam banho e seguem para o trabalho cheios de disposição", conta Hildebrando Santos.

Para o professor, a hidroginástica no mar traz uma série de benefícios. "Melhora a lateralidade, ou seja, o equilíbrio, já que o chão da praia é móvel e tem correnteza; aumenta a força; melhora o tônus muscular e o condicionamento cardiorrespiratório. Isso sem falar na redução drástica da depressão, já que fazemos uma aula com muita alegria".

As aulas acontecem com o reforço de mais um técnico e três guarda-vidas, sendo um dentro do mar e dois na areia. "Não tem limite de idade e qualquer pessoa, depois da avaliação, pode participar. Eu me formei para dar aulas de Educação Física, mas aqui me tornei também um terapeuta", revela Hildebrando Santos, que é especialista em atenção básica e ao idoso.