Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

"Dia de ler. Todo Dia!" incentivou a leitura em vários pontos da cidade

Publicada em

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem Divulgação
Dia do Ler na Casa Porto
Ação "Grade de pensamentos ao Vento" foi realizada na Casa Porto
Wilbert Suave
Viagem pela Literatura na praça Ubaldo Ramalhete
Viagem pela Literatura movimentou a praça Ubaldo Ramalhete

Com o objetivo de aproximar o público do universo da literatura, aconteceu na última quinta-feira (1º), das 9 às 21 horas, a ação “Dia de Ler. Todo Dia!”. O projeto mobilizou diversos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura com uma série de atividades e a proposta de tornar o livro um parceiro de cada cidadão.

As atividades atingiram diretamente um público estimado em 500 pessoas. "Essa ação visa à democratização do acesso ao livro, à leitura, à literatura, à biblioteca e à informação como um direito do cidadão. O que se pretende é incentivar a leitura", afirmou a coordenadora da Biblioteca Municipal de Vitória, Angela Battestin.

Casa Porto das Artes Plásticas

Em parceria com a escola Gomes Cardim, a Casa Porto das Artes Plásticas desenvolveu uma série de atividades, como a confecção de uma faixa sinalizando o evento e, na sequência, a ação "Grade de pensamentos ao Vento", em que pequenos textos foram amarrados às grades do espaço, além de apresentações teatrais, declamação de poesia, oficina da prática Abayomi, contação de histórias e a leitura coletiva do livro "Templo e Forca", de Luiz Guilherme Santos Neves.

Museu Capixaba do Negro (Mucane)

No Mucane, os contadores Fábio Pererê e Valdirene Favalessa, do Grupo de Contadores de Histórias Filhos de Griô, abriram a programação com contos e lendas baseadas nas obras "Pássaro de Fogo", "Zacimba Gaba: A princesa Guerreira", entre outras histórias. O público presente teve a oportunidade de debater a importância da leitura e ainda conferir a exposição "oba: entre deuses e homens", de Juliana Pessoa, em cartaz até o próximo dia 13 de outubro.

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Poesia no Ônibus

Surpresa, seguida de emoção, aplausos e muita poesia. Assim foi a atividade "Poesia no Ônibus", que esteve dentro dos ônibus municipais divulgando a poesia e a música brasileira. Os passageiros foram recebidos com a saudação "... estamos aqui por vocês, para vocês ...". Entre as várias reações positivas, a do seu João da Cruz foi uma das mais emocionantes. "Saí do hospital agora, isso me fez bem".

Viagem pela Literatura

Um público flutuante passou pela praça Ubaldo Ramalhete para uma série de atividades durante todo o dia. Leitura na praça, troca de livros e contação de histórias deixaram o espaço mais animado, levando um clima lúdico para o Centro.

À noite, no miniauditório do Ifes, a atividade “Encontro com o Escritor” levou a escritora Lilian Menenguci para um bate-papo descontraído sobre suas obras e a literatura em geral, com mediação do jornalista Leonardo Vais. O público foi presenteado com obras patrocinadas pela Lei Rubem Braga e com publicações da Semc em convênio com a Academia de Letras do Espírito Santo.

Banca Troca de Livros

No prédio da Semc, ocorreu a Banca Troca de Livros. O público pôde trocar aquele livro que estava parado na estante por um exemplar de sua escolha a partir das obras disponíveis no local.

Pegue o Livro

Uma das novidades do evento foi a ação “Pegue o Livro”. Em parceria com a Lei Rubem Braga e o projeto A Arte é Nossa, a Biblioteca Pública Adelpho Poli Monjardim distribuiu vários livros em espaços públicos da cidade, iniciativa inspirada no BookCrossing, que consiste na prática de deixar um livro num local público para ser encontrado e lido por outro leitor, que, por sua vez, deverá fazer o mesmo.

Fafi

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi também participou da programação com várias atividades voltadas para os alunos da instituição.