Dia do Animal Abandonado: Vitória promove adoção e guarda responsável
Publicada em | Atualizada em
Por Mariana Santos, com edição de Andreza Lopes
Foto Divulgação
Processo educativo com estudantes da rede municipal.
O terceiro sábado do mês de agosto é considerado o Dia Internacional do Animal Abandonado e tem como objetivo promover a adoção, sensibilizar as pessoas para as consequências do abandono, além de chamar atenção para a importância da guarda responsável de animais domésticos.
Em Vitória, a Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), desenvolve, desde 2017, o projeto "Educação Ambiental para Guarda Responsável de Animais Domésticos", que tem como objetivo promover processos de educação ambiental, em âmbito formal e não formal, por meio de uma perspectiva crítica, visando sensibilizar a população quanto aos direitos, deveres, hábitos e condutas dos tutores em relação aos animais domésticos e os direitos desses animais.
Foto Divulgação
Palestra educativa sobre guarda responsável de animais domésticos.
Segundo Ana Ramos, médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, um animal abandonado nas ruas está exposto a doenças, acidentes, maus-tratos, sofrimento mental e, é claro, diminuição da expectativa de vida, além de trazer riscos à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente.
Desde o seu início, o projeto já alcançou mais de 13.000 pessoas, entre tutores de animais domésticos, indivíduos e coletivos sensíveis à causa animal, alunos, professores e comunidade escolar de instituições de ensino públicas e privadas, servidores da Prefeitura Municipal de Vitória e munícipes em geral.
Foto Divulgação
Abordagem educativa a tutor de cão.
Atividades
Entre suas atividades estão presentes abordagens educativas aos munícipes, palestras educativas nas escolas e bate-papo com médicos veterinários e protetores, ações de sensibilização em eventos e espaços públicos, onde são destacadas atitudes e práticas cotidianas que lidam com a responsabilidade dos tutores em relação ao bem-estar animal.
Além das ações do poder público e dos coletivos de proteção animal, as atitudes individuais também têm o poder de mudar essa história.
Adote um novo amigo
Quando um animal é adotado, todos ganham. Por isso é essencial que no momento em que considerar a ideia de ter um novo amigo, adote os animais de abrigo. Mesmo que não se possa realizar uma adoção segura e responsável, existem outras formas de contribuir, como realizando divulgação de eventos e apoiando as ONGs locais.