Crianças assistiram a apresentações circenses na área externa do Carmélia
Divulgação Seme
Atividade dos alunos da rede municipal foi programada em razão do Dia do Circo
Esta quarta-feira (27) é o Dia do Circo, e os estudantes da rede municipal de ensino de Vitória tiveram uma divertida surpresa: foram assistir a um espetáculo circense e conhecer de perto esse universo que há séculos encanta públicos de todas as idades.
Pela manhã, foi a vez das crianças da Educação Infantil se surpreenderem com as apresentações de mágica, palhaços, malabares e trapézio, na área externa do Centro Cultural Carmélia de Souza. No período da tarde, será a vez dos estudantes do Ensino Fundamental.
As turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também vão assistir aos espetáculos no turno da noite.
Ao todo, são 600 alunos por dia, em uma programação que começou nesta quarta-feira (27) e vai até sexta (29).
Homenagem
O Dia do Circo foi criado no Brasil em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo brasileiro Piolim por mais de 30 anos. Seu pai havia sido dono de circo quando ele ainda era pequeno, e foi ali que aprendeu a tocar violino e a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em promover a arte como forma de expressão cultural.
Foi homenageado pelos grandes intelectuais da semana de arte moderna de 1922 (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) como o maior artista popular brasileiro.
Divulgação Seme
Crianças da rede municipal de Educação Infantil assistiram às apresentações
Divulgação Seme
Pequenos ficaram encantados e surpresos com as apresentações