Distribuição de senhas para emissão de RG na Casa do Cidadão será em dois turnos
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Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Elizabeth Nader
Munícipes podem se dirigir à Casa do Cidadão para emitir a Carteira de Identidade e o CPF
A distribuição de senhas para o atendimento no setor de Identificação da Polícia Civil, responsável pela emissão da Carteira de Identidade, na Casa do Cidadão, em Itararé, voltará a acontecer em dois horários: a partir das 7 horas, para atendimento no período da manhã, e a partir das 13 horas, para atendimento no período da tarde. O novo modelo começa a vigorar nesta segunda (17).
Segundo a gerente do Centro Integrado de Cidadania (CIC) – Casa do Cidadão, Juliana Sardenberg, serão distribuídas 120 senhas diariamente, sendo 60 para o turno da manhã e 60 para o da tarde. "Mudamos o sistema de distribuição de senhas neste início de ano para atender ainda melhor o nosso munícipe, pois a procura cresce muito nesta época em decorrência do período de férias. A partir desta segunda-feira (17), o atendimento será normalizado, com a distribuição acontecendo nos dois horários", esclarece.
A Casa do Cidadão fica na avenida Maruípe, nº 2.544, em Itararé, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Confira abaixo os documentos necessários para a solicitação de documentos como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF.
Carteira de identidade
Solicitação de 1ª via:
Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada);
Uma foto 3x4 recente, com fundo branco;
Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone).
Solicitação de 2ª via:
Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada);
Uma foto 3x4 recente, com fundo branco;
Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
Pagamento da taxa DUA, no valor de R$ 42,86;
Em caso de perda ou roubo, precisa do Boletim de Ocorrência (BO).
A isenção do pagamento de taxa é garantida pela lei 5.181/93 a quem está desempregado ou tem vencimentos de até três salários mínimos. Para requerê-la, deve-se apresentar a Carteira de Trabalho ou o contracheque. De acordo com a lei estadual 9.795/2012, quem foi furtado ou roubado também terá a isenção da taxa desde que apresente o Boletim de Ocorrência.
Carteira de Trabalho
Solicitação de 1ª via (documento original ou cópia autenticada):
Carteira de Identidade;
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Certificado de reservista;
Passaporte;
Carteira de registro profissional;
CPF;
Comprovante de residência.
2ª via (documentos citados acima e também):
Carteira de Trabalho anterior;
Extrato do PIS (emitido pela Caixa Econômica Federal);
Em caso de perda ou roubo, deve-se levar o Boletim de Ocorrência (pode ser feito em qualquer DPJ) e o extrato do PIS/PASEP (emitido pela Caixa Econômica Federal).
Solicitação de CPF
1ª via, regularização e alteração de dados cadastrais do CPF