Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Edital para reforma de cais do Porto de Vitória será publicado nesta quarta

Publicada em | Atualizada em

Por Loureta Samora, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques


Marcos Salles
Lançamento do Edital de Ampliação do Porto de Vitória CODESA
"Estamos vivendo tempos novos no Espírito Santo e também no Brasil", enfatizou o prefeito João Coser com o lançamento do edital de ampliação do cais

O prefeito de Vitória, João Coser, participou, na manhã desta terça-feira (18), do lançamento do edital das obras de reforma e ampliação do cais comercial de Vitória.

O edital de licitação será publicado, nessa quarta-feira (19), com o objetivo de contratar a empresa de engenharia especializada para a execução dos serviços de reforma, alargamento e ampliação do cais comercial do Porto de Vitória. No projeto, estão sendo investidos aproximadamente R$ 128 milhões.

Com a obra, o cais será alargado 20 metros baía a adentro e ganhará mais 100 metros de extensão. Juntamente com as obras de drenagem e derrocagem da baía de Vitória, a recuperação do cais comercial tem conclusão prevista para o final de 2010. A ampliação aumentará em 30% a capacidade de movimentação de cargas.

Investimentos

O diretor da Codesa, Angelo José de Carvalho Batista, destacou a importância da obra. "Há mais de 30 anos não era efetuada em Vitória uma obra dessa magnitude", destacou. Ele explicou que a reforma, em conjunto com as outras intervenções, representam um investimento da ordem de R$ 250 milhões no Porto de Vitória.

"É um investimento muito expressivo que demonstra a preocupação e a responsabilidade da administração do governo federal, estadual e municipal com o crescimento da atividade portuária do Estado", complementou.

O prefeito João Coser afirmou que o Estado tem muito o que comemorar. "Estamos vivendo tempos novos no Espírito Santo e também no Brasil", enfatizou. Segundo o prefeito, a primeira grande mudança, nesse sentido, foi a decisão do presidente Lula de criar a Secretaria Especial dos Portos. "O presidente colocou um dirigente nacional para olhar para as potencialidades portuárias do Brasil. Hoje, temos os portos brasileiros cumprindo um papel estratégico fundamental", salientou.

Ainda segundo o prefeito, o Estado está recuperando o potencial do Porto de Vitória. "Vamos ter um porto com maior profundidade, com um berço maior, e ainda temos um debate público do novo porto a ser construindo em Praia Mole. Recuperamos a nossa capacidade e estamos recolocando o Estado e a cidade no cenário nacional", enfatizou.

Mobilidade

Marcos Salles
Lançamento do Edital de Ampliação do Porto de Vitória CODESA
Com a publicação do edital nesta quarta, o Porto de Vitória aumentará em 30 % a capacidade de movimentação de cargas após a conclusão das obras

O governador do Estado, Paulo Hartung, afirmou que, com as obras do porto, a administração está estruturando um tempo. "Ganhamos um empurrão para poder evoluir na questão do transporte marítimo do Espírito Santo", afirmou.

Paulo Hartung destacou a importância da obra a ser licitada. Segundo ele, é possível ter soluções mais simples para os gargalos da mobilidade urbana no centro da cidade.

"É uma reestruturação importante do cais. Essa parceria entre a Prefeitura de Vitória, a Codesa e o governo do Estado, pode resultar numa melhoria nesse fluxo de transporte coletivo e individual", avaliou.

O prefeito e o governador destacaram a boa relação que as administrações têm com o porto. Eles afirmaram que todos ganham com esse trabalho em parceria.