Publicada em 04/11/2022, às 15h55 | Atualizada em 04/11/2022, às 15h58

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Educação Infantil realiza exposição em homenagem à Semana da Arte Moderna


Luis Oliveira
Semana de Arte Moderna do Cmei MOS
Semana de Arte Moderna do Cmei MOS (ampliar)
Luis Oliveira
Semana de Arte Moderna do Cmei MOS

Quem entra no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Marlene Orlane Simonetti, no bairro República, se depara com um ambiente colorido e acolhedor, repleto de obras produzidas pelas talentosas mãos das 358 crianças matriculadas na unidade de ensino.

Isso porque o projeto "Semana de Arte Moderna do Cmei MOS" reuniu os pequenos em um mundo artístico em que eles puderam realizar diversas produções a partir das obras de grandes nomes da arte moderna brasileira.

Semanas de pesquisas, brincadeiras, visitas pedagógicas, rodas de conversa, filmes, animações e muita dedicação das crianças, resultaram em belas releituras, retratos, auto retratos, pinturas e colagens, a partir de trabalhos de artistas renomadas, como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

A criatividade nas criações também chama a atenção, como no "Abaporu de pé", em que os pequenos inverteram a lógica de uma das obras mais famosas do movimento modernista brasileiro.

Além disso, as professoras Érica Poltronieri e Liza Tancredi, que coordenaram os trabalhos com as crianças, buscaram selecionar obras com elementos do cotidiano infantil e do folclore brasileiro. A proposta foi muito bem recebida pelas turmas, que aproveitaram para colocar a mão na massa e toda sua criatividade em prática.

"Eu gostei muito da visita que fizemos ao farol, gostei de pintar o mar, as árvores. Conhecemos lendas e histórias antigas e foi divertido", contou Isabel Santos, do grupo 6.

Da mesma turma, Rayan Jesus não escondeu a empolgação e animação com os trabalhos que desenvolveu durante o projeto. "Foi tudo incrível. Nós fomos em um farol de verdade, ele era muito alto! Foi muito legal mexer com tinta e tentar pintar o farol, apesar de que eu prefiro desenhar com lápis", afirmou.

Exposição

A exposição continua até o dia 12 de novembro e pode ser prestigiada pelas crianças, por seus familiares e pela equipe escolar. A proposta surgiu como uma forma de homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em fevereiro de 1922 e reuniu exposições que marcaram o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.

"Nosso projeto visou a comemorar, refletir e repensar de forma lúdica o modernismo brasileiro. A primeira etapa foi conhecer o contexto da época, por meio de fotos e a história do evento. Na sequência, foi a vez de apresentar Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Carlos Drummond de Andrade, entre outros", explicou Liza Tancredi.

Além disso, a professora ressaltou que o objetivo da proposta foi promover aprendizado de forma lúdica e com protagonismo das crianças. "O objetivo era abordar de forma lúdica e com linguagem simples a história dos artistas e o que os inspirava. A partir do contato com a história da arte, as crianças começaram suas produções. Buscamos respeitar a liberdade individual de cada um e valorizar seus trabalhos", destacou.

Semana de Arte Moderna do Cmei MOS
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)