Publicada em 04/11/2022, às 15h55 | Atualizada em 04/11/2022, às 15h58
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Educação Infantil realiza exposição em homenagem à Semana da Arte Moderna
Quem entra no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Marlene Orlane Simonetti, no bairro República, se depara com um ambiente colorido e acolhedor, repleto de obras produzidas pelas talentosas mãos das 358 crianças matriculadas na unidade de ensino.
Isso porque o projeto "Semana de Arte Moderna do Cmei MOS" reuniu os pequenos em um mundo artístico em que eles puderam realizar diversas produções a partir das obras de grandes nomes da arte moderna brasileira.
Semanas de pesquisas, brincadeiras, visitas pedagógicas, rodas de conversa, filmes, animações e muita dedicação das crianças, resultaram em belas releituras, retratos, auto retratos, pinturas e colagens, a partir de trabalhos de artistas renomadas, como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.
A criatividade nas criações também chama a atenção, como no "Abaporu de pé", em que os pequenos inverteram a lógica de uma das obras mais famosas do movimento modernista brasileiro.
Além disso, as professoras Érica Poltronieri e Liza Tancredi, que coordenaram os trabalhos com as crianças, buscaram selecionar obras com elementos do cotidiano infantil e do folclore brasileiro. A proposta foi muito bem recebida pelas turmas, que aproveitaram para colocar a mão na massa e toda sua criatividade em prática.
"Eu gostei muito da visita que fizemos ao farol, gostei de pintar o mar, as árvores. Conhecemos lendas e histórias antigas e foi divertido", contou Isabel Santos, do grupo 6.
Da mesma turma, Rayan Jesus não escondeu a empolgação e animação com os trabalhos que desenvolveu durante o projeto. "Foi tudo incrível. Nós fomos em um farol de verdade, ele era muito alto! Foi muito legal mexer com tinta e tentar pintar o farol, apesar de que eu prefiro desenhar com lápis", afirmou.
Exposição
A exposição continua até o dia 12 de novembro e pode ser prestigiada pelas crianças, por seus familiares e pela equipe escolar. A proposta surgiu como uma forma de homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em fevereiro de 1922 e reuniu exposições que marcaram o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.
"Nosso projeto visou a comemorar, refletir e repensar de forma lúdica o modernismo brasileiro. A primeira etapa foi conhecer o contexto da época, por meio de fotos e a história do evento. Na sequência, foi a vez de apresentar Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Carlos Drummond de Andrade, entre outros", explicou Liza Tancredi.
Além disso, a professora ressaltou que o objetivo da proposta foi promover aprendizado de forma lúdica e com protagonismo das crianças. "O objetivo era abordar de forma lúdica e com linguagem simples a história dos artistas e o que os inspirava. A partir do contato com a história da arte, as crianças começaram suas produções. Buscamos respeitar a liberdade individual de cada um e valorizar seus trabalhos", destacou.