Publicada em 21/08/2012, às 17h40
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Emef Ceciliano Abel de Almeida é a escola com maior evolução do Ideb no Estado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou recentemente os índices obtidos pelas escolas públicas na avaliação nacional do ensino fundamental, que ocorre a cada dois anos.
No Espírito Santo, a escola que mais evoluiu nas séries finais do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é de Vitória e integra a rede municipal de ensino.
Trata-se da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em Itararé, que superou não só a meta de 2011, como também a prevista para 2013, ao alcançar um impressionante índice de 160% de evolução em relação aos dados de 2009.
Com cerca de 300 alunos em cada turno, a unidade oferece educação integral para a maioria deles, além de oficinas e atividades esportivas, como as aulas de judô, que são voltadas não só para os estudantes, mas também para toda a comunidade local.
A ampliação e modernização do espaço escolar da Emef são alguns dos motivadores dessa evolução, além da integração entre escola, alunos e comunidade.
"A determinação da gestão em promover uma educação de qualidade, aliada ao empenho e à consciência coletiva de professores, diretores e familiares, é fator determinante", afirma a secretária municipal de Educação, Vânia Carvalho de Araújo.